Maçariqueiro da Enseada conta detalhes sobre a atividade na Série Profissões

A equipe do blog Navegando Juntos, nesta quinta-feira (23), foi até a área de Submontagem, da Oficina 6, para conhecer o trabalho do integrante Antônio Fonseca, um profissional da Enseada que desenvolve multifunções. Kall, como é conhecido até pelos japoneses da Kawasaki, é um daqueles exemplos que a indústria procura multiplicar em seus quadros. Das muitas facetas de Kall, a de maçariqueiro é a que vamos destacar hoje na Série Profissões.

Ele começou a atuar na indústria, em São Roque do Paraguaçu, trabalhando em reformas e construção de plataformas marítimas. Executava o serviço de dia e tomava cursos à noite. Quando ainda era professor primário na zona rural de Maragojipe (Boa Vista do Cumbe), não imaginava que no futuro iria se dedicar à construção de navios.

As habilidades desenvolvidas ao longo da vida profissional foram determinantes para acrescentar a de maçariqueiro ao currículo. “O trabalho de caldeireiro ponteador me ajudou bastante a conduzir o maçarico aqui na Enseada. É daí que eu herdei a atenção, a coordenação motora, o corte preciso”, pontuou Fonseca.

Quem deseja se dedicar à arte de trabalhar com o maçarico, à base de acetileno dissolvido e oxigênio comprimido, tem que se especializar, buscar a qualificação mesmo não estando ainda na área desejada. “Trabalhe e faça cursos ao mesmo tempo. A união das duas atividades acelera o aprendizado”, afirmou.

Como se trata de uma atividade muito perigosa, o profissional do maçarico não pode abrir mão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Só acendo o bico da caneta quando estou com o avental e luvas de couro, protetor auricular, perneira, respirador descartável com válvula e óculos. No meu caso, utilizo o 8 que tem as lentes mais escuras”, comentou.

Para completar a lista dos possíveis campos de atuação de Antônio no Estaleiro, ele está apto e autorizado a realizar atividades em altura. “A autorização para atividade em espaço confinado está vencida, mas eu já estou providenciando a renovação. Só gosto das coisas corretas, dentro das leis”, informou.

Num futuro breve, Antônio almeja estar atuando como responsável por área. Segundo ele, as experiências e o conhecimento acumulado o capacitam para isso. “A gente tem que buscar sempre a nossa melhoria, o conforto da nossa família. A formação educacional do meu filho está primeiro lugar”.

 

Veja também:

Série Profissões: conheça o trabalho do operador de linha de eixo

Armadora de ferragem é a mais nova personagem da Série Profissões

Topografia é a área explorada de hoje pela Série Profissões do ‘Navegando Juntos’

Uma profissão para quem gosta de peso. Saiba detalhes sobre o operador de empilhadeira

Disciplina e tranquilidade. Conheça outras qualidades de um bom operador de guindaste

Almoxarife da Enseada é o personagem de hoje na Série Profissões

Série Profissões: trabalho do motorista de van é detalhado por profissional do Estaleiro

Trabalho do nivelador é destaque da Série Profissões

Auxiliar Técnico de Controle de Qualidade é o personagem da semana na Série Profissões

O encanador industrial é o nosso destaque da semana na Série Profissões

Pintor jatista da Enseada é destaque de hoje na série Profissões

Série Profissões: operador de equipamentos de movimentação de carga é o personagem da semana

Série Profissões: conheça o trabalho do Caldeireiro na Enseada

Um trabalho que exige foco e concentração. Saiba como atua o soldador!

Eletricista industrial é tema de série de reportagens sobre profissões

‘Navegando’ inaugura série de reportagem que destaca profissões da Enseada

24/10/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado