Auxiliar Técnico de Controle de Qualidade é o personagem da semana na Série Profissões

O blog Navegando Juntos vai falar um pouco nesta terça-feira (15), dentro da Série Profissões, sobre o trabalho do integrante Islan Xavier, morador do distrito de Mutá (Jaguaripe) e auxiliar técnico de Controle de Qualidade do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP).

Os olhos são o seu principal instrumento de trabalho, pois o Ensaio Visual de Solda (EVS) é a sua obrigação diária no Estaleiro. “Eu verifico peças que acabaram de ser soldadas e atribuo uma avaliação. Depois comunico ao inspetor, que vai conferir o que eu fiz”, explicou.

Para quem já conhece a área de solda, o trabalho do auxiliar técnico de Controle de Qualidade é mais fácil, garante Xavier. “A pessoa que chega sabendo os tipos de solda e os processos de soldagem têm grandes chances de se firmar. Eu sou uma prova disso”, comentou Xavier, que fez um Curso de Segurança para Trabalho em Altura oferecido pelo CEP, pois atua na maior parte do tempo nas treliças da Oficina 6.

Além de buscar fazer um curso de Inspetor de Solda e procurar adquirir outros conhecimentos na área de soldagem, a pessoa que deseja entrar nessa área deve ser responsável, íntegra e saber se comunicar, aconselha Xavier. “É preciso ter o conhecimento dos procedimentos da empresa e saber apurar os olhos para não deixar passar nenhuma descontinuidade na peça”, completou.

A experiência que adquiriu como lixador e soldador, quando trabalhava no canteiro de São Roque do Paraguaçu, foi fundamental para este jovem de 22 anos, filho de pescadores. “Irei fazer agora o curso de Inspetor de Solda. Vou me qualificar para permanecer trabalhando perto de minha casa. A empresa tem me ajudado, e é esse apoio que eu preciso”, ressaltou Xavier, buscando conquistar um belo futuro pela frente.

15/07/2014
2 Comentários
2 Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

NADILA

COM FÉ EM DEUS E DETERMINAÇÃO TUDO CONSEGUIMOS.

nadila silveira dos santos

e isso ai, começar fazendo o que necessário depois, o que possível e, de repente, você estará fazendo o que e impossível.