Série Profissões: conheça o trabalho do Caldeireiro na Enseada

Ele precisa ter conhecimentos de Geometria e desenho, saber planejar, montar, construir e reparar peças ou partes de elementos na área de metalmecânica. Estamos falando do caldeireiro industrial, o personagem da semana que o blog Navegando Juntos traz pra você na Série Profissões.

Edmilson Bispo tem 35 anos e trabalha na oficina de Pipe Shop da Unidade São Roque. Há oito meses integra a equipe de Wanderley Sabino, coordenador de Fabricação. “Ele é um profissional completo. Tem experiência como soldador, encanador, caldeireiro. Não à toa o indiquei para ir ao Japão participar do Acordo de Transferência de Tecnologia (TTA)”, declarou Sabino.

Para ser um bom caldeireiro, Edmilson disse que é preciso conhecer desenho, medidas, noções de alinhamento e peso de chapa. “Se a medida não for exata, ‘matou’ a peça. Além disso, é necessário ter humildade e demonstrar o desejo de ampliar e transmitir os conhecimentos adquiridos”, ressaltou.

Segundo Wanderley, um projeto como o da Enseada só se perpetua quando há investimento pesado no seu material humano. “Estamos conseguindo fazer isso. Estamos formando homens não só para o trabalho, como também para a vida. São homens de boa conduta, disciplinados, dedicados”, enalteceu.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) iniciou, na segunda-feira (09), em Santo Antônio de Jesus, as aulas do curso de Caldeireiro (matutino/vespertino). Serão 240 horas/aula, e a conclusão do treinamento está prevista para o dia 08 de setembro de 2014. Fique atento, pois novas oportunidades vão surgir!

 

Veja as profissões que já foram temas de reportagens no blog Navegando Juntos:

Um trabalho que exige foco e concentração. Saiba como atua o soldador!

Eletricista industrial é tema de série de reportagens sobre profissões

‘Navegando’ inaugura série de reportagem que destaca profissões da Enseada

11/06/2014
1 Comentário
1 Comentário
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Marcos dos santos Torquato

Comesei.trabalhado.como.ajudante.de.caldereiro.em.1989.na.empresa.emaq.hoje.mesinto.um.bom.plofisional.