Crianças de Irriquitiá aprendem sobre meio ambiente em gincana do EEP

Apresentações, gincanas e diversão. Foi assim que o Estaleiro Enseada do Paraguaçu levou para cerca de 130 crianças, de cinco escolas municipais de Irriquitiá e região, o conhecimento sobre como cuidar do meio ambiente. Todas as ações desenvolvidas com os adultos do futuro foram baseadas no conteúdo da cartilha de Resíduos que faz parte do programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do EEP.

O primeiro passo da dinâmica com as crianças consistiu num encontro onde, além de assistirem a uma apresentação sobre a produção de lixo, formas de descarte e poluição da natureza, elas também levaram para casa a cartilha sobre Resíduos.

“Antes de tudo, aplicamos um questionário para saber o conhecimento que elas tinham sobre o tema. No início, elas não sabiam o que era Mata Ciliar. Depois de alguns encontros, quando perguntei sobre o assunto, vi crianças de 4 anos dizendo o que era Mata Ciliar, Erosão e Assoreamento. Muito gratificante”, afirmou Karla Barreto, bióloga do Estaleiro.

Para Eliene Lima, agente ambiental do EEP, o trabalho desenvolvido tem surtido efeito, principalmente, por ser numa área de zona rural, onde vivem pessoas mais tímidas. “Nossa atuação também chamou a atenção dos pais das crianças, que fazem questão de acompanhar seus filhos e vê-los se relacionando com pessoas diferentes. Isso de certa maneira ajuda na educação familiar”, disse Eliene.

O trabalho é desenvolvido na região de Irriquitiá, pois lá é feito o plantio compensatório pela construção do Estaleiro. As ações realizadas têm o objetivo de conscientizar a comunidade para a não poluição do local e o cuidado com o meio ambiente.

09/01/2014
1 Comentário
1 Comentário
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Karla

Muito bom!!