DIA DO MEIO AMBIENTE: COMBATA A POLUIÇÃO PLÁSTICA

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. É celebrado sempre no dia 5 de junho de cada ano com um tema específico como foco central para as atividades e iniciativas realizadas no mundo todo.

Em 2023 comemora-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o alerta de que a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida. O tema se concentra em soluções para a poluição plástica, e, segundo especialistas, começam por escolhas de consumo de cada indivíduo no sentido de evitar ou recusar o uso do plástico, gerar menos resíduos e, consequentemente, menos impactos ao meio ambiente. Os dias atuais demandam soluções cada vez mais complexas para lidar com o excesso de resíduos descartados de forma incorreta, depositados em lixões, ou mesmos em aterros sanitários, além da energia demandada para a sua reciclagem.

Na semana do meio ambiente, a Enseada vem trabalhando nas comunidades do seu entorno com a cartilha de resíduos elaborada especialmente para promover e ampliar a conscientização de crianças e adolescentes quanto a importância de se adotar a prática do consumo consciente com menos geração de resíduos, com ênfase na redução ou recusa de plásticos e embalagens, especialmente aqueles de uso único, como canudos, copos e talheres descartáveis, além de enfatizar a importância do descarte correto dos resíduos e da reciclagem. As ações se estenderão também aos trabalhadores da empresa ao longo do mês.

Para pensar:

– O Brasil é o 4º país gerador de plástico do mundo

– 40% do plástico utilizado é de uso único e com vida útil menor que 1 ano

– Apenas 1,28% do plástico gerado é reciclado

– Tempo de decomposição do plástico: Saco plástico: 20 anos; Copo plástico: 50 anos; Canudo plástico: 200 anos; Garrafa PET: 450 anos

 

Como você pode ajudar:

– Prefira embalagens de papel, vidro ou papelão

– Carregue sempre a sua garrafinha de água, evite garrafas PET e copos descartáveis

– Use ecobag para compras

– Compre mais produtos a granel ao invés de embalados

– Recuse canudinhos ou use canudos de metal ou bambu

_______________

Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

05/06/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado