Programa orienta associações de pescadores e marisqueiras na região

A Enseada encerrou, na tarde desta quinta-feira (11), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais uma capacitação do Programa Redes Associativas, do Plano Diretivo da Pesca (PDP) – Eixo I. A ação, dessa vez concluída no bairro da Boiada, em Maragojipe, tem o objetivo de ajudar na criação e fortalecimento das organizações de base. Até o momento, 14 turmas foram formadas e 728 pescadores e marisqueiras capacitados.

Quatro módulos (Despertando para o Associativismo, Planejando Nosso Empreendimento Coletivo, Praticando o Associativismo e Legalizando o Empreendimento Coletivo) foram aplicados durante o treinamento, que teve carga horária de 61 horas por grupo e abrangeu conhecimentos comportamentais e técnicos.

Segundo Maurícia Vital, integrante da equipe de Responsabilidade Social da Enseada, o trabalho que é realizado nessas comunidades começa muito antes da chegada dos consultores do Sebrae. “Nós chegamos e fazemos o primeiro contato com a população. As ações se desenvolvem através do processo democrático de validação com a comunidade. É ela quem diz o melhor dia, a melhor data e horário para as atividades”, comentou.

Pescadores e marisqueiras de São Roque do Paraguaçu, Capanema, Comissão, Baixinha, Porto do Açougue, Nagé, Coqueiros, Dendê (Maragojipe), e São Francisco do Paraguaçu e Santiago do Iguape (Cachoeira), entre outras localidades, já participaram do treinamento. As comunidades quilombolas de Enseada do Paraguaçu, Salaminas Tupumuju e Tabuleiro da Vitória serão as próximas a receberem a capacitação.

 

11/12/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado