Parceria entre Sebrae e Enseada Indústria Naval capacita moradores das comunidades locais

A parceria entre a Enseada Indústria Naval e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae promoveu no dia 14 de maio a Oficina de Empreendedorismo para moradores das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu. A atividade ocorreu na sede comunitária da Enseada e reuniu cerca 60 participantes entre pescadores, marisqueiras, empreendedores formais e informais que aprenderam sobre a importância da gestão para o fortalecimento e rentabilidade de seus negócios.

A Oficina teve como foco fomentar o empreendedorismo, ampliar a visão de futuro e desenvolver competências essências para a melhoria da gestão de negócios. Na oportunidade os participantes puderam iniciar a elaboração do modelo de negócios “Canvas”, uma ferramenta de planejamento estratégico inovadora e desenvolvida pelo Sebrae. Ao final todos foram contemplados com a cartilha “Quadro de Modelo de Negócios” que contém as orientações necessárias à sua execução.

A ação está prevista no Eixo V do Plano Diretivo de Pesca – PDP, no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP, que consiste em estimular o empreendedorismo local através de alternativas que possibilitem a geração de renda complementar à pesca. As ações se encontram em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas na licença ambiental do empreendimento, emitida pelos órgãos licenciadores.

Fique por dentro

O “Business Model Canvas”, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta que permite desenvolver modelos de negócios novos ou existentes. O mapa visual é composto por blocos que formam a conceitualização do negócio, ou seja, a forma como irá operar e gerar valor ao mercado, definindo fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do modelo de atuação no mercado.

O objetivo da cartilha “Quadro de Modelo de Negócios” é apoiar na criação, diferenciação ou inovação do Negócio. A ferramenta permite visualizar as principais funções de um negócio em blocos relacionados, no qual se pode descrever, visualizar e alterar modelos de negócios. Ao conhecer e experimentar o Quadro pode-se refletir sobre cada função do empreendimento e descobrir o que precisa ser feito para conquistar clientes e obter mais lucratividade. Os blocos ou funções são agrupados em quatro etapas: o que; quem; como e quanto, que devem ser analisadas e conectadas entre si. Esse é um caminho para se diferenciar no mercado, reduzir custos, obter receitas e realizar modelos de negócios bem-sucedidos.

24/05/2019
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado