Jovens de Enseada do Paraguaçu utilizam ferramentas do coaching para planejar o futuro

Coaching. Palavra inglesa de origem húngara que significa treinamento, ou seja, processo de apoio, encorajamento e orientação com a finalidade de despertar potencialidades e definir metas e objetivos para o futuro. Essa foi a tônica da oficina “Plano de Vida e Carreira” ministrada pela Enseada, na manhã desta quarta-feira (04), no Centro de Referência, para um público formado por 27 jovens da comunidade de Enseada do Paraguaçu.

A oficina de desenvolvimento de competências foi a primeira ação efetiva da Enseada no Centro de Referência este ano. “A iniciativa tem por finalidade identificar qual a visão de futuro que cada um desses jovens tem e traçar um projeto de vida para eles. Queremos orientá-los para a vida profissional, despertando-os para suas competências pessoais. Nosso objetivo é estimular e fazer com que eles entendam que são agentes do próprio destino”, afirmou Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada.

Antônia Cristina é uma das lideranças da comunidade que a Enseada identificou e que hoje atua como multiplicadora nas ações do Centro de Referência, especialmente nas atividades voltadas aos jovens. “Eles estão tendo a oportunidade que eu não tive. Minha mãe era marisqueira e enrolava charuto, e teve muitas dificuldades para me criar. Estou aqui para oferecer um pouco da minha experiência de vida e também para aprender com eles. Porque conhecimento nunca é demais na vida da gente, ele é o diferencial”, comentou.

“Incrível como as ideias ficaram mais claras em minha mente. Já tinha pensado muito no meu futuro, mas não externado, escrito e planejado no papel. Depois que a gente coloca para fora é diferente. Dá para perceber com mais nitidez os caminhos que devemos trilhar para conseguir o que queremos”, avaliou Aline Alves, moradora da localidade quilombola, depois de conhecer a “Roda da Vida” e a “Dream List” (Lista dos Sonhos), ferramentas do coaching que buscam avaliar o nível de satisfação na vida, como também define as prioridades para o futuro.

De acordo com Morgana Andrade, da equipe de Responsabilidade Social, esse é um recurso que toda empresa gostaria de ter e que oferece as ferramentas necessárias para ajudar as pessoas a melhorarem a qualidade de suas vidas. “É um processo que faz com que o indivíduo alcance os resultados esperados, através de uma poderosa técnica de desenvolvimento humano. Espero que ao final da sequência de quatro encontros, todos consigam seguir e conquistar o que foi planejado”, ressaltou a psicóloga.

04/03/2015
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado