Estudantes do Ifba da cidade de Santa Inês ampliam conhecimentos sobre a região com visita à Enseada

Os cerca de 200 quilômetros que separam o município de Santa Inês à Enseada Indústria Naval não foram problema para 35 estudantes do curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano). Eles chegaram ao Estaleiro no final da manhã deste sábado (08) para conhecer o empreendimento e ampliar os conhecimentos geográficos numa região que passa por grandes transformações.

O professor do Ifba, Edney Conceição, declarou que a atividade faz parte da disciplina Trabalho de Campo Interdisciplinar, que abrange aspectos de várias outras disciplinas. “A cada semestre, escolhemos um lugar para vermos na prática o que apenas vimos em sala de aula. As matérias trabalhadas neste semestre nos trouxeram à região do Recôncavo e ao Estaleiro”, informou.

Esleen Oliveira, morador da cidade de Jaguaquara (a 32 km do campus do Ifba), acredita que a atividade vai consolidar os conceitos que eles têm sobre regionalização. “A gente vai observar e analisar o antes e o depois da região com a vinda do Estaleiro. Vamos observar também a influência do desenvolvimento promovido pelo empreendimento em cidades próximas”, explicou Esleen, que cursa o 2º semestre com os demais colegas.

Fábio Carvalho, professor especializado nos aspectos físicos da Geografia, entende que a oportunidade concedida aos estudantes vai possibilitar uma leitura maior da organização dinâmica do espaço. “A Enseada é um grande exemplo das transformações no meio físico, biótico e socioeconômico. Tenho certeza que a visita de hoje vai ajudá-los a compreender os fenômenos envolvidos nesse processo”, comentou.

“Valorizar a mão de obra local é dar oportunidade e respeitar quem os acolheu. É isso que garante o equilíbrio entre o progresso do negócio e o da sociedade onde ele está inserido”. Tânia Jesus, natural de Ubaíra (da zona rural de Boqueirão Boa Ventura), fez essa análise depois de ter assistido a uma das apresentações da agenda. “O cuidado com a preservação da natureza e o respeito aos seres vivos me deixaram bastante surpresa. Não adianta dinamizar a economia e esquecer a vida no planeta”, revelou Tânia.

O campus do Ifba em Santa Inês, além dos cursos de licenciatura em Geografia e Biologia, e bacharelado em Zootecnia, possui os cursos técnicos de nível médio integrado em Zootecnia, Alimentos e Agropecuária, e também o de técnico subsequente em Informática. Atuaram como facilitadores durante a visita equipes das áreas de Educação Profissional, Comunicação e Topografia.

08/11/2014
1 Comentário
1 Comentário
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

ROSENI

MUITO ENREQUECEDOR ESSA VISITA, VALEU MUITO TODO O DESGASTE FISICO, PQ O ENSEADO É EXPLENDIDO. PARABENS!!!!