EEP capacita profissionais para atuar na operação do Estaleiro

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que está sendo construído no Recôncavo Baiano, prepara-se para iniciar, em 2014, a chamada etapa industrial, onde será iniciada a construção dos sete navios-sonda para a Sete Brasil. Neste segundo momento serão demandadas atividades diferentes daquelas que estão sendo realizadas atualmente, o que requisitará novos cargos e profissionais.

Assim como realizado no início da construção do estaleiro, a empresa priorizará a contratação de moradores do entorno, mas também capacitará os profissionais que atuam na primeira fase para que possam concorrer às vagas que serão abertas futuramente para a construção das sondas. “Estamos empenhados em preparar os trabalhadores da primeira etapa a ocuparem os cargos que surgirão na etapa industrial. Aqueles que forem bem avaliados serão requalificados nas profissões da operação. Nosso objetivo é continuar a garantir o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Silvio Zen, diretor de Implantação do EEP. As capacitações serão realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai ).

As profissões mais requisitadas em cada uma das etapas são:

Durante a construção do estaleiro:

Eletricista F/C: Profissional que executa serviços de montagem e apoio à manutenção industrial. É preciso ter conhecimento em interligação e montagem de painéis de força e controle.

Caldeireiro: Realiza serviços de fabricação, montagem e manutenção industrial de equipamentos, estruturas metálicas e tubulação. Fabrica e monta tubulações de rosca ou solda, para condução de líquidos e outros produtos.

Mecânico Ajustador: Monta equipamentos rotativos e realiza manutenção em componentes, equipamentos e máquinas industriais.

Encanador: Executa serviços de montagem e manutenção industrial. É preciso ter conhecimento especializado em tubulação.

Soldador ER: Executa serviços de soldagem especializada em tubulações, estruturas e equipamentos no processo de eletrodo revestido.

Durante a etapa industrial:

Caldeireiro Naval: Confecciona, repara, instala e solda peças e elementos diversos em chapas, barras perfiladas e tubos de metais ferrosos e não ferrosos voltados para a construção naval.

Rigger: Opera máquinas e equipamentos de campo.

Soldador TIG: Efetua soldas em tubulações, estruturas e equipamentos no processo TIG, objetivando a união de peças, dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos.

Mecânico de Manutenção: Avalia condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos, documenta informações técnicas.

05/12/2013
14 Comentários
14 Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

cardoso

eperam por uma oportunidade por favor, pensem nisso, obrigado. sr a empresa deveriam aproveitar os funcionarios,que ja atuam dentro da empresa, principalmnte os alunos que fizeram o ensino fundamental no projeto formando pessoas,acredito que estes sonham em engressarem na proxima fase do eep, porfavor pense nisso. obrigado

Navegando Juntos

Olá, Luiz Alberto. Os cursos de capacitação são uma forma de oferecer mais uma qualificação para aqueles que desejam trabalhar no Estaleiro. Quanto mais capacitado for o profissional, maiores são as chances de conseguir entrar no mercado de trabalho. Quando falamos em estar aptos, não é apenas ser capacitado. É também possuir o perfil compatível com as vagas que estão disponíveis no momento. Hoje na etapa de construção do Estaleiro já contamos com 6 mil integrantes, sendo que 60% deles são filhos do Recôncavo. A oportunidade está aberta para todos. Desejamos sorte e sucesso na sua trajetória! Continue navegando com a gente!

Luiz Alberto

olá eu quero saber em que sentido vcs falam em ser e estar aptos por ex. em que sentido de aptidão esperar ser chamado por vcs se a pessoa tiver sorte pq todos aqui em santo antônio inclusive o poder publico e municipal sabem que vcs não estão chamando ninguém daqui de SAJ e vejam que a cidade esta no mapa abrangente do município das obras da EEP,espero que nos santo-antoniense tenhamos uma atenção especial da EEP por que aqui tem muitos profissionais capacitados ex,eu mesmo e muitos outros na esperança de uma oportunidade e vcs não irão se arrepender muito pelo contrario terão muito orgulhos de MIM e dos outros colegas de profissão.boa tarde

Luiz Alberto

Olá boa tarde eu quero saber de quando ira ser chamados as pessoas que estão escritos no sine Bahia da cidade de santo antônio de jesus este mês de fevereiro vcs irão dar a oportunidade para as pessoas daqui também eu sou qualificado e profissional nas áreas de lixamento e caldeiraria e armador de ferragem também posso atuar como ajudante de caldeireiro,espero uma resposta convincente e certa.muito obrigado

Navegando Juntos

Olá, Luiz Alberto. Mesmo concluindo o curso, os alunos de qualquer escola precisam estar aptos no processo seletivo para serem contratados. Boa sorte e sucesso na sua trajetória profissional!

Luiz Alberto

ola bom dia eu gostaria de saber se os alunos que ja concluiu o curso de caldeireiro e lixador da escola de caldeiraria TRAÇADO serão aceito no EEP. a escola TRAÇADO QUE TEM COMO DIRETOR E PROFESSOR NILSON BORGES é reconhecida por vocês da EEP

Onácio

vlw Marijane pela informação.

Marijane

Onácio, eu estou participando de capacitações na Sede de Maragojipe, através do Programa Conexão que tem parceria com o EEP e está fazendo a preparação para os cursos do Acreditar/EEP. Já realizaram em parceria turmas de Pedreiro, Carpinteiro e Eletricista, e atualmente, a preparação para a turma de Caldeireiro e Caldeireiro Naval.

Navegando Juntos

Ricardo, nosso objetivo é capacitar e valorizar cada vez mais a mão-de-obra local. Obrigada pela sua participação no blog! Vamos em frente Navegando Juntos rumo ao desenvolvimento!

Navegando Juntos

Oi, Onácio. Vamos analisar a sua sugestão. Continue interagindo com a gente!

Ricardo

Sou cidadão da região, cidade de Maragojipe, trabalho no CEP e fico feliz em saber que o empreendimento se preocupa com a economia dos municípios agregados, principalmente a cidade a qual sou residente, como também me alegra saber que pessoas serão qualificadas e aproveitadas para o EEp.

Onácio

Seria muito bom que houvesse turmas de capacitação aqui no cetro de Maragogipe para pessoas que não atuam nessa primeira fase do estaleiro e que desejam atuar na segunda fase, eu mesmo tenho muito interesse em fazer o curso de caldeiraria, gosto muito de trabalhar com geometria e matemática, acho muito interessante trabalhar com medidas, desenhos, cortes. Fica a dica

Navegando Juntos

Obrigada, Adriano.

adriano popular carneiro

quer deus abencoi vcs .. valeu pode ter certeza quer tudo vai dar certo ....