O CAÇÃO E O ECOSSISTEMA DE MANGUEZAL

O cação é um tipo de tubarão encontrado em águas costeiras ao redor do mundo. Esses animais são relativamente pequenos em comparação com outras espécies de tubarão.

Apesar de muitas pessoas terem medo de tubarões, o cação é considerado inofensivo para os seres humanos. Isso porque eles preferem se alimentar de peixes menores, caranguejos e camarões, em vez de mamíferos marinhos ou seres humanos.

Os manguezais, que são ecossistemas costeiros altamente produtivos e que se desenvolvem em áreas de transição entre os ambientes terrestre e marinho, abrigam os cações, predadores do topo de cadeia alimentar deste ambiente.

No Brasil muitas pessoas consomem carne de tubarão sem saber. Isto ocorre porque o país é o maior consumidor mundial de carne de tubarão, advinda de países asiáticos, que se interessam apenas pelas barbatanas dos animais, vendendo sua carne por baixos preços. Importante salientar que no Brasil a pesca destes animais é proibida.

Infelizmente, a pesca excessiva, que por vezes incorre na captura acidental de cações e a degradação do habitat tem levado a declínios significativos na população de muitas espécies de tubarões, incluindo aqueles encontrados em manguezais.

Durante 16ª campanha de monitoramento da ictiofauna – conjunto de peixes – no segundo semestre de 2022, realizada pela empresa Ambientec Soluções Sustentáveis, contratada pelo Terminal Enseada, foi registrada a presença da espécie de cação Mustelus norrisi. A espécie encontrada tem seu status de conservação, segundo a IUCN (2022), como Quase Ameaçada de Extinção.

O grupo dos tubarões, por possuírem potencial de bioindicação, indicando o nível de pressão sobre a atividade pesqueira e a bioacumulação de metais, pode fornecer importantes informações para próximas campanhas e contribuir com o fornecimento de dados para o biomonitoramento do empreendimento. O registro de animais de topo de cadeia indica uma boa saúde ecossistêmica do local já que eles regulam as populações que pertencem a níveis alimentares menores e consolidam a estrutura alimentar do ambiente.

Portanto, é importante continuar com as medidas de conservação para proteger tanto os ecossistemas de manguezal quanto as espécies de tubarões que neles habitam.

______________

Esta ação integra o escopo dos Programas de Compensação da Atividade Pesqueira, por meio do Plano Diretivo de Pesca – PDP, de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

06/03/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado