MAIS UMA EDIÇÃO DO ”MOVIMENTO PRAIA LIMPA, PRAIA LINDA”

Foi realizada no dia 26.01 na praia da comunidade de Conceição de Salinas, mais uma edição do projeto “Praia Limpa, Praia Linda”, apoiada pela Enseada Indústria Naval, com o objetivo de promover uma maior conscientização da comunidade quanto a poluição marinha e das praias e a importância de se dar uma destinação adequada aos resíduos, evitando o impacto negativo no meio ambiente.

A ação contou com a presença aproximada de 150 moradores, dentre eles, pescadores, marisqueiras, lideranças comunitárias, grupos esportivos e culturais, alunos, educadores e representantes das comunidades da região.

Foi recolhida aproximadamente duas toneladas de resíduos domésticos em sua maioria: restos de artefatos de pesca, copos descartáveis, garrafas pets, vidros, tampinhas de garrafas, itens de metal, entre outros.

Este é o resultado das atividades permanentes de educação ambiental realizadas na referida comunidade e que vêm promovendo uma maior sensibilização e engajamento dos moradores nessas campanhas.

Para José Mario Silva, um dos organizadores da ação: “o ponto auge do movimento acontece com as ações de limpeza de praia e o envolvimento dos pescadores, marisqueiras e de toda comunidade. Tendo como premissa, acolher todos que queiram participar.”

Destaca-se que a pesca artesanal é uma das principais atividades econômicas para a maioria dessas comunidades da região do estaleiro Enseada e o lixo nas praias acabam sendo levados para o mar afetando toda a biota aquática e impactando a pesca.

Para a Enseada, o apoio à implementação de ações dessa natureza é muito positivo, especialmente por se tratar de uma iniciativa de organização local, cujos resultados geram impactos positivos não apenas ao meio ambiente, como também influenciam uma mudança de comportamento dos indivíduos em relação ao cuidado com o meio em que vivem.

Esse projeto integra o Programa de Educação Ambiental para Comunidade – PEAC e atende às condicionantes socioambientais da Licença Ambiental da Enseada, definida pelo INEMA.

04/02/2020
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado