INSPEÇÕES INTERNAS NA ENSEADA REFORÇAM O COMPROMISSO COM A QUALIDADE AMBIENTAL

A adoção de medidas preventivas para proteção ao meio ambiente no site da Enseada é uma prioridade inegociável e integra os valores praticados de forma regular e consistente previstas na Política de Sustentabilidade da empresa. Em um esforço contínuo para garantir a integridade ambiental, o empreendimento adota procedimentos operacionais e realiza inspeções internas de rotina, visando prevenir a ocorrência de danos ambientais.

As inspeções são mais do que uma mera formalidade, elas desempenham um papel crucial na identificação precoce de potenciais problemas, antes que eles possam se agravar a ponto de causar interrupções nas operações ou impactos significativos ao meio ambiente.

Entre as áreas inspecionadas no empreendimento estão:

– Sistema de drenagem do cais de atracação de embarcações: verificações regulares são realizadas para garantir que o sistema de drenagem do cais esteja funcionando de forma eficiente, prevenindo derrames acidentais de produtos no ambiente marinho.

– Lonas instaladas entre a lateral do navio e o piso do cais durante operações de carregamento e descarregamento de granéis minerais e vegetais: a inspeção dessas lonas é essencial para evitar derramamentos de materiais durante as operações portuárias, protegendo assim o curso hídrico e a fauna aquática.

Instalação de lonas após atracação de navio no cais do TUP Enseada

– Lavador de carretas e calhas de drenagem dos pátios de minério: assegurar que o lavador de carretas esteja funcionando corretamente evita acúmulo de resquícios de produtos nos veículos de transporte e consequente queda acidental nas vias de acesso internas e externas. Já com as calhas de drenagem dos pátios de minério desobstruídas, previne-se o transbordamento de efluentes e eventual carreamento de resíduos para corpos d’água próximos, preservando a qualidade da água e dos ecossistemas aquáticos.

– Caixa SAO (Separador de Água e Óleo) e Oficina Mecânica: Inspeções nestas áreas visam evitar o mau funcionamento do separador de água e óleo, assim como prevenir vazamentos de óleos, graxas e outros produtos químicos nas instalações e no solo.

– Controle do limite de produto carregados nas caçambas dos veículos durante as operações de embarque e desembarque de granéis e limpeza dos compartimentos das carretas com ar comprimido: a inspeção visa evitar perdas do produto por queda no meio ambiente durante o trajeto.

Limpeza de carretas com uso de ar comprimido

As inspeções se configuram como uma prática essencial e rotineira para o empreendimento. Através delas, o TUP Enseada atua na proteção ambiental, garantindo que suas operações sejam conduzidas de maneira responsável e sustentável, influenciando positivamente na qualidade do meio ambiente local.

Em adição, a Enseada investe continuamente em treinamentos das equipes operacionais para que a prática diária das atividades portuárias seja realizada com máxima segurança e consciência ambiental, buscando sempre o aprimoramento contínuo com vistas à manutenção da meta zero acidentes. O conjunto de medidas adotadas é complementada pelas ações integradas de educação ambiental e comunicação social e reflete no resultado dos diversos programas de monitoramento implementados de forma contínua que vêm indicando resultados positivos relacionados às operações da Enseada.

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Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS, da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

05/04/2024
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