ENSEADA REALIZA REUNIÃO DE ALINHAMENTO COM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARAGOJIPE

A Enseada realizou no dia 12 de junho uma reunião com Subsecretária de Educação de Maragojipe, Elza Seixas, com o objetivo de alinhar a realização do curso de Educação Quilombola voltado para professores e coordenadores das escolas quilombolas da rede pública municipal.

Esta ação atende uma das condicionantes da anuência 15/2010 concedida à Enseada pela Fundação Cultural Palmares, no âmbito do seu licenciamento ambiental do seu estaleiro.

O curso será voltado para aplicabilidade dos saberes contidos no Livro do Professor “Educação Quilombola: pistas para a implementação do ensino de história e culturas africanas e dos africanos no brasil e dos afro-brasileiros”, que se constitui uma importante ferramenta por meio da qual os profissionais irão encontrar sugestões para abordar a temática das relações étnica e raciais, no ensino de história da África e cultura afro-brasileira em comunidades quilombolas.

O livro, a ser distribuído aos professores durante o curso, representa um guia metodológico com ferramentas didáticas para aplicação do conteúdo em sala de aula para os alunos, além de relatadas experiências das comunidades negras rurais certificadas pela FCP na região. Foi concebido a partir das orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais do Ministério de Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuidade, Alfabetização e Diversidade (SECAD), considerando a Lei 10.639, de 10 de janeiro de 2003 – que alterou a Lei de Diretrizes Básicas, inserindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica – e o Parecer 003/004 do Conselho Nacional de Educação e a Lei 11.645/2008, no sentido de cumprirem o papel significativo na luta contra o racismo e na afirmação de valores civilizatórios negro-africanos. Tais dispositivos são utilizados como ferramentas para combater o racismo disseminado nos livros didáticos, em conteúdos preconceituosos, estereótipos ou imagens pejorativas sobre os descendentes de africanos.

A subsecretária aprovou a parceria entre a Enseada e a Secretaria de Educação de Maragojipe para execução do curso. Também foram discutidos outros projetos para a área da educação que estão sendo planejados ou já desenvolvidos pela pasta e mencionada a possibilidade de parcerias futuras entre Enseada e secretaria de educação de Maragojipe.

_______________

Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

22/06/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado