DIA DO MEIO AMBIENTE: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DESDE A INFÂNCIA

A campanha da Enseada Indústria Naval para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 05 de junho, contemplou ações educativas por meio da realização de palestras, seguidas de dinâmica em grupo em quatro escolas municipais de Maragojipe e Salinas da Margarida. A ação teve como objetivo disseminar informações relativas à importância da data desde os primeiros anos de vida, auxiliando no desenvolvimento de uma maior consciência a respeito dos problemas ambientais que contribua para uma mudança de comportamento frente ao desafio da sustentabilidade do planeta.

A data que começou a ser celebrada em 1974 e teve a Organização das Nações Unidas – ONU como entidade criadora, objetiva promover a conscientização e a ação global em prol da proteção ambiental em decorrência dos impactos ambientais causados pelo homem no meio ambiente.

No ano de 2023 o tema escolhido pela ONU para o Dia do Meio Ambiente e trabalhado na ação ambiental da Enseada versou sobre o “Combate à poluição plástica”, visando alertar sobre o crescimento da produção e do descarte errado de embalagens plásticas que afetam animais, vegetação, ar, mares e rios, ou seja, o meio ambiente como um todo.

Durante a palestra os alunos puderam aprender sobre o que é o meio ambiente, tão falado por todos, sobre a poluição plástica e as consequências causadas por ela, além de ter sido abordado, de forma lúdica, a reciclagem, importante alternativa para a redução do descarte de plástico e outros tipos de resíduos como papel, vidro, metal. Foi explicado aos alunos o que é a coleta seletiva e a forma correta de segregar os resíduos, sendo apresentados os tipos de coletores, as suas cores e os materiais que devem ser dispostos em cada um deles.

Dois vídeos infantis demonstrando como é realizada a reciclagem do plástico e do papel foram transmitidos, assegurando uma maior assimilação das informações pelas crianças.

Ao final da apresentação foi realizada uma dinâmica sobre a segregação dos resíduos, com o intuito de avaliar o aprendizado das crianças e estimular a participação e a interação entre elas, além de distribuídas Cartilhas de Resíduos, produzidas pela Enseada e voltadas para o público infantil, trazendo em seu conteúdo informações totalmente ligadas à realidade em que vivem, abordando, por exemplo, a problemática do descarte de resíduos nos manguezais e como isso afeta a biota que vive nesse ecossistema tão importante para as comunidades pesqueiras.

Segundo a Professora Rute, da Escola Municipal Valdemar Alves Menezes, em Salinas da Margarida sede: “Foi uma ação muito importante e rica de informações para os alunos e para a escola onde participaram, interagiram e a dinâmica aplicada foi muito rica e lúdica, facilitando o aprendizado dos alunos.”

O público total das palestras foi de 247 alunos pertencentes às escolas Clodoaldo Brito, em Cairu de Salinas, Valdemar Alves Menezes, em Salinas sede, Antônio Virgílio de Medina, em São Roque do Paraguaçu e Desembargador Oscar Dantas, em Enseada do Paraguaçu.

A iniciativa da Enseada em promover essas ações educativas em parceria com as escolas locais é fundamental para fortalecer a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes quanto a importância da preservação ambiental.

Para Patrícia França, coordenadora de Sustentabilidade da Enseada: “É preciso ter consciência, desde novos, sobre os problemas causados pelo ser humano ao meio ambiente e entender que mudando as atitudes, podemos ajudar a reduzir os impactos ambientais. As crianças são importantes peças para mudar o mundo, pois além de absorverem facilmente os ensinamentos, levam os aprendizados para os familiares, cobrando-os novos hábitos em prol do benefício de todos.”

Já Eliene Lima, técnica ambiental da Enseada que atuou diretamente na implementação das ações nas escolas, comentou que pôde observar que as crianças demonstraram muito interesse sobre o conteúdo repassado relatando, inclusive, que visualizam descartes incorretos de resíduos nas suas comunidades.

_______________

Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

15/06/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado