CAVALO-MARINHO: BIOINDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL

Como parte do seu processo de licenciamento ambiental, a Enseada Indústria Naval executa semestralmente uma série de Programas de Monitoramento Ambiental no âmbito do seu Plano Básico Ambiental – PBA, hoje sob responsabilidade do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Os monitoramentos ambientais possuem como objetivo norteador avaliar e controlar as condições de determinada área, visando fornecer informações que auxiliem na criação de medidas de mitigação de impactos, conforme a necessidade do local.

Com monitoramentos rotineiros, como os que são executados pela Enseada, é possível agir rapidamente quando um resultado se apresenta fora do padrão estabelecido pela legislação ambiental, antes que este se potencialize ou mesmo se perpetue, causando impactos socioambientais, como acontece em locais onde não são executados programas de monitoramento.

No ano de 2022, durante a avaliação semestral da ictiofauna local – conjunto de peixes –, a empresa Ambientec Soluções Sustentáveis registrou a presença da espécie de cavalo-marinho Hippocampus reidi, considerada uma espécie bioindicadora de qualidade ambiental. O cavalo-marinho foi capturado em águas rasas, na confluência do rio Baetantã com o rio Paraguaçu, um dos locais de coleta para o monitoramento.

Rio Baetantã, local onde foi capturado o cavalo-marinho

Espécies bioindicadoras são importantes organismos, cuja presença em um local reflete o estado de um ambiente e se o impacto produzido por um empreendimento sobre um habitat, comunidade ou ecossistema está afetando negativamente.

Estudiosos sugerem que a espécie de cavalo-marinho encontrada nas adjacências do Terminal Enseada pode ser considerada como um organismo sentinela para impactos de hidrocarbonetos vindos de petróleo e derivados. Isto significa que, caso o ambiente esteja contaminado com óleos e graxas, estes indivíduos irão acumular as substâncias em seus órgãos e tecidos, o que causará, certamente, uma mortalidade e/ou desaparecimento da espécie, demonstrando desta forma algum tipo de contaminação.

O cavalo-marinho Hippocampus reidi tem seu status de conservação considerado como vulnerável (VU), segundo a lista da Comissão Nacional da Biodiversidade, em vigor no ano de 2022 (BRASIL, 2022). Isto significa que a espécie apresenta riscos de entrar em extinção na natureza.

Esta espécie de peixe que apresenta interessantes características, tem como principal curiosidade o fato de os indivíduos machos ficarem “grávidos”. Neles há uma bolsa incubadora onde a fêmea coloca seus ovócitos, que serão ali fertilizados.

Estas informações só ratificam a importância da realização dos monitoramentos ambientais na área de influência do empreendimento Enseada, especialmente nos ambientes marinhos e estuarinos, que muito contribuem para a preservação desses habitats, uma vez que abrigam importantes espécies de interesse ecológico da nossa fauna.

______________

Esta ação integra o escopo dos Programas de Monitoramento da Biota Aquática | Ictiofauna, Educação Ambiental  e Comunicação Social  da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

10/02/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado