BELEZA NATURAL E A SAÚDE AMBIENTAL SÃO FOCO DO PROJETO PRAIA LIMPA, PRAIA LINDA EM SRP

A Praia do Periquito, localizada no distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe, foi palco do Projeto “Praia Limpa, Praia Linda”. A ação conduzida pela Enseada ocorreu no último dia 26 de novembro e tem uma importância ainda mais significativa neste local, que se encontra habitado por construções precárias, desprovidas de sistema de esgotamento sanitário e com um estado de degradação ambiental.

A ausência de infraestrutura adequada resulta no despejo indiscriminado de resíduos sólidos e efluentes no manguezal, desencadeando graves consequências para o ecossistema local. Os dejetos lançados comprometem a saúde dos animais que ali habitam, bem como a qualidade da água, afetando diretamente a vida marinha e a biodiversidade do manguezal. Além disso, os impactos negativos se estendem à saúde humana, já que a contaminação do ambiente pode gerar problemas sanitários para a comunidade local.

Apesar de ser um ponto de lazer frequente para a comunidade nos finais de semana, a praia do Periquito enfrenta uma carência significativa de estrutura básica. A ausência de sistema de esgotamento sanitário para as barracas de praia e residências locais, a falta de lixeiras para descarte apropriado dos resíduos e a ausência de placas educativas contribuem para a degradação do ambiente.

Nesse contexto, aproximadamente 40 pessoas se uniram ao Projeto “Praia Limpa, Praia Linda” com o objetivo de contribuir para restaurar a beleza natural e a saúde ambiental da região. Durante a ação, foram coletados 250kg de resíduos, principalmente recicláveis. A Copa Engenharia, empresa parceira da Enseada, direcionou os materiais coletados para uma cooperativa de reciclagem em Santo Antônio de Jesus.

Entre os resíduos retirados da praia, destacam-se as garrafas PET, seguidas pelas garrafas de vidro, reforçando a necessidade urgente de conscientização e implementação de políticas de descarte responsável.

Essa iniciativa não apenas reafirma o compromisso da Enseada com a educação e preservação ambiental do seu entorno, como também destaca a importância da mobilização comunitária e parcerias estratégicas para a conservação do ecossistema de manguezal, de importância vital para o ecossistema aquático.

_______________

Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Sustentabilidade da Pesca, de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Enseada e constam da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

05/12/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado