AGENDA POSITIVA PROMOVE AVANÇOS PARA ACESSIBILIDADE AO COMPLEXO INDUSTRIAL ENSEADA

No último dia 21 de março, a Enseada participou de mais uma agenda positiva com o Superintendente de Infraestrutura do Estado da Bahia, Saulo Pontes, juntamente com Junior Brasil, representante do Sindicato STIM Maragojipe e região, Marcelo Gentil, representando o Grupo Novonor, além de membros da comissão de lideranças de São Roque do Paraguaçu. A reunião teve como pauta o acompanhamento das medidas a serem adotadas pela SIT/SEINFRA para requalificação da BA-514, antiga BR-420, no trecho que liga o entroncamento de Nazaré das Farinhas, na BA-001, passando por São Roque do Paraguaçu até a Enseada do Paraguaçu.

As lideranças comunitárias expuseram a situação da rodovia, que se encontra muito danificada, causando prejuízos diversos à população, com impactos à saúde e segurança das pessoas, na manutenção dos veículos, além de elevar o consumo de combustível nesses trajetos. Os líderes enfatizaram que esses impactos já se estendem há cerca de três anos e por isso pleiteiam medidas emergências.

De acordo com o Superintendente Saulo Pontes, os compromissos assumidos junto às lideranças da comunidade vêm sendo cumpridos com celeridade devido a emergência da situação, de modo que, as ações de manutenção do trecho já foram iniciadas, o projeto foi elaborado pela SEINFRA em prazo recorde, a licitação está em curso seguindo os trâmites legais e a programação é de que o serviço de recuperação dos 5km habitados sejam iniciados ainda no mês de maio.  Destacou que a demora se deve ao rito legal pelo qual a administração pública deve se submeter para qualquer tipo de licitação para contratação de serviços ou compras, mas que a equipe dele estava se empenhando e monitorando todo o processo para que ocorra o quanto antes.

Com relação ao projeto dos 14km restantes, Saulo acrescentou que já estava em curso, a Ordem de Serviço já havia sido emitida pelo SEINFRA e a STRATA, empresa de consultoria contratada,  já esteve no local para vistoria e realização de um diagnóstico minucioso das condições e composição da estrada para utilização de material mais adequado, de maneira a atender a demanda do fluxo de veículos previsto, inclusive considerando o transporte de cargas pesadas. 

Ao final, por sugestão da Enseada, ficou alinhado a realização de nova reunião dentro de aproximadamente um mês para acompanhamento das ações e monitoramento das tratativas.

A Enseada permanecerá incentivando e articulando agendas positivas junto aos órgãos públicos estaduais e municipais de modo a construir sinergias em projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades do seu entorno.

Alfredo Bonfim e Aloísio dos Santos, lideranças comunitárias, Junior Brasil, representante do STIM Maragojipe e região e Saulo Pontes, Superintendente de Infraestrutura do Estado.

____

Esta matéria integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e do Programa de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

23/03/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado