AÇÕES DA ENSEADA CONTRIBUEM PARA COMPROMISSO COM A NEUTRALIDADE DE CARBONO ATÉ 2050

A neutralidade de carbono tem se tornado um tema cada vez mais relevante na agenda mundial, à medida que as preocupações com as mudanças climáticas aumentam. Trata-se do equilíbrio entre as emissões de gases de efeito estufa liberados na atmosfera e sua absorção por meio de práticas sustentáveis. A neutralidade de carbono é ponto chave para alcançar as metas definidas no Acordo de Paris, tratado climático assinado em 2015 por diversos países, entre eles o Brasil, com metas pré-definidas para reduzir e neutralizar os Gases de Efeito Estufa (GEE) que contribuem para acelerar as mudanças climáticas. Nesse contexto, o Grupo Novonor firmou um compromisso significativo para alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050, juntamente com cada uma de suas controladas.

A Enseada Indústria Naval, integrante do Grupo Novonor, tem contribuído para a busca da neutralidade de carbono por meio da implementação de diversas práticas em seus programas ambientais. Em 2022, a empresa obteve resultados muito positivos no controle de emissão de fumaça preta por máquinas e veículos movidos a Diesel, onde apenas 2% da frota apresentou resultados não conformes durante os monitoramentos realizados mensalmente. Esse avanço é extremamente relevante, uma vez que a fumaça preta é um indicativo de emissões poluentes e impacto ambiental significativo na qualidade do ar, que reflete nas condições ambientais e de saúde dos seres vivos.

Além disso, a Enseada mantém uma Reserva Legal e um o Corredor Verde em seu empreendimento, contribuindo para a preservação de espécies do bioma Mata Atlântica. A empresa realiza regularmente o adensamento da vegetação, promovendo o plantio de mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Somente em 2022, cerca de 1.200 mudas foram plantadas, fortalecendo a biodiversidade e contribuindo para a recuperação de áreas degradadas. Aliado a isto, o corredor verde funciona como uma “cortina natural” de proteção para comunidade quilombola de Enseada do Paraguaçu, vizinha ao empreendimento. Essa vegetação amplia a barreira física e natural que divide as duas áreas, impedindo a dispersão de materiais particulados, absorvendo ruídos, auxiliando na conservação dos solos, manutenção do curso hídrico do rio Fazenda e no fortalecimento dos processos ecológicos nesta área.

Outra iniciativa importante da Enseada é a utilização de energia mais limpa. A substituição dos refletores de LED por lâmpadas autônomas providas de placas fotovoltaicas tem sido uma prática adotada pela empresa. Do total de 384 pontos de iluminação, já foram realizadas a troca de 30 lâmpadas, resultando em uma maior eficiência energética e redução das emissões de carbono.

Além das ações diretas, há também promoção de conscientização ambiental por meio do Programa de Educação Ambiental. Dentro desse escopo, são abordados temas como a importância da preservação da vegetação nativa e do ecossistema de manguezal, além da importância da destinação correta dos resíduos e da reciclagem, que possui como ápice a execução de ações de limpeza de praias e manguezais.

Através dessas iniciativas, a empresa busca disseminar conhecimento e estimular a reflexão sobre os desafios ambientais, engajando funcionários, comunidades e demais partes interessadas.

É fundamental que outras empresas e organizações também adotem medidas similares, contribuindo para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa e para a conservação dos ecossistemas. Somente por meio de um esforço conjunto será possível preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável. As ações empreendidas pelo Grupo Novonor, por meio de suas controladas são exemplos concretos de como as iniciativas dessas empresas podem contribuir desacelerar o aquecimento global.

______________

Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

 

07/06/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado