PROJETO “CALÇADA SEGURA” É IMPLANTADO EM SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU

A Enseada, em cumprimento ao acordado coletivamente com a comissão de lideranças locais da comunidade, deu início a execução do “Projeto Calçada Segura”, com a implantação de calçada em um trecho de cerca de 2Km na região conhecida como “Pistão”, que irá beneficiar cerca de 400 famílias. Já foram concluídos os primeiros 150m de calçamento, melhorando as condições de mobilidade e provendo maior segurança e comodidade aos moradores locais.

Início da colocação de meio fio

Preparo da área para concretagem

Para essa ação a Enseada disponibilizou a equipe de engenharia responsável pela elaboração do projeto “Calçada Segura” e vem concedendo materiais de construção, equipamentos e EPIs para execução da obra. Além disso, articulou o apoio de empresas parceiras como a Copa Engenharia, transportadoras Rodogranel e Tranpes para o acompanhamento das ações e contratação de mão obra intermediada pelo STIM Maragojipe e Associação de Trabalhadores. Vale ressaltar a participação efetiva de lideranças dos locais que além de acompanharem o andamento da obra, disponibilizam suas casas como pontos de apoio para armazenamento de material e suporte para equipe de trabalhadores.

Representante da comunidade auxiliando na limpeza da área

 

Concretagem da calçada

Calçada em São Roque do Paraguaçu, na localidade denominada “Pistão”

Para Antônio Bonfim presidente da Associação de Amigos de São Roque e representante da Comissão de Lideranças do Pistão:

“Em primeiro lugar vai gerar um certo conforto para quem precisa se locomover na rua até seu determinado ponto, do início ao fim do Pistão. Nós enquanto comunidade fomos atrás do Estaleiro que através da nossa parceria concordou em fazer dentro de suas possibilidades. De início podemos dizer que já é uma coisa super positiva porque a gente percebe as pessoas caminhando na calçada e está dando um ar de organização ao bairro da Subestação, e isso é super positivo. Eu, como membro da comissão, só tenho a dizer que foi uma coisa que veio mesmo para beneficiar a comunidade da Subestação e assim como o todo, os transeuntes vão passar e vê que São Roque está tendo uma nova cara.”

As calçadas servem de suporte para os deslocamentos diários e têm impacto direto no coletivo, com influência na qualidade de vida, na segurança, na cultura, nos negócios e na identidade dos lugares. Deste modo o projeto “Calçada Segura” contribui também para resgatar a cidadania, a convivência coletiva e o bem estra dos moradores de São Roque do Paraguaçu.

Antes, os pedestres caminhavam em áreas com terreno irregular e muita vegetação e, quando chovia, a lama e as poças de água se tornavam um grande problema para que fosse possível chegar a algum local sem se sujar.

Trecho sem calçamento, demonstrando a irregularidade do terreno e a falta de segurança para pedestres

____________________________________

Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e os Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

24/01/2023
2 Comentários
2 Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Navegando Juntos

Agrademos por compartilhar as nossas divulgações.

PROJETO “CALÇADA SEGURA” É IMPLANTADO EM SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU – DIVULGA MARAGOGIPE

[…] Veja mais em: Navegando Juntos […]