
ENSEADA CELEBRA MARCO HISTÓRICO DE 10 ANOS SEM ACIDENTES
A Enseada atingiu um importante marco no ano de 2025: 10 anos sem acidentes reportáveis. Um feito que reforça o compromisso inabalável da empresa com a segurança do trabalho e a preservação da vida. Para celebrar essa conquista histórica, foi realizado no dia 25 de abril um TDT Geral (Treinamento Diário de Trabalho) com a participação de integrantes da Enseada, do Consórcio Barcaças do Paraguaçu, parceiros e subcontratados, sob o tema Abril Verde, campanha nacional de conscientização sobre a importância da saúde e segurança no ambiente laboral.
O encontro aconteceu na área do Shop 6, local estratégico onde serão construídas as barcaças do novo projeto em desenvolvimento no estaleiro. O espaço foi oficialmente escolhido para sediar os TDTs regulares, fortalecendo a cultura de prevenção, disciplina operacional e cuidado mútuo entre todos que atuam na operação.
Mais do que uma reunião entre os funcionários, o evento teve caráter simbólico, marcando uma década sem registros de acidentes reportáveis — resultado de mais de 1.250.000 horas-homem trabalhadas com responsabilidade, vigilância constante e respeito às normas de segurança. Trata-se de um resultado raro em empreendimentos industriais de alta complexidade, como o da indústria naval, e que coloca a Enseada em posição de referência nacional no setor em práticas de segurança do trabalho.
A conquista representa mais que números. É a confirmação de que a segurança é, de fato, um valor inegociável para a Enseada. Cada colaborador que encerra sua jornada e retorna para casa com saúde e integridade física é a verdadeira medida do sucesso da empresa. O marco também reforça o compromisso com um ambiente de trabalho seguro e salubre, onde a vida é sempre prioridade máxima.
Ao olhar para o futuro, a Enseada segue determinada a manter e evoluir esse padrão de excelência. O caminho é feito com disciplina, conscientização e, sobretudo, com o engajamento coletivo de todos os que constroem, diariamente, uma cultura sólida de segurança.
____________________________________
Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.