26 de Julho – Dia Mundial de Proteção do Manguezal

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, celebra neste 26 de julho o Dia Internacional para Conservação do Ecossistema de Manguezais. Ecossistema considerado raro e essencial à sobrevivência das espécies, o manguezal proporciona biomassa, produtos florestais e sustenta a pesca. Além disso, ele contribui para a proteção dos litorais e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, incluindo eventos extremos de temperatura.

Os manguezais são essenciais para segurança alimentar das comunidades que têm na pesca e mariscagem a sua principal fonte de renda. Por isso mesmo, a Unesco considera a proteção deles uma tarefa fundamental. 

No momento, os manguezais estão ameaçados pela poluição urbana, o desmatamento seguido de aterramento, além do aumento do nível do mar, em decorrência das mudanças climáticas, o que poderá levar a uma perda desse ecossistema vital com impactos significativos para o equilíbrio ecológico.

Visando sensibilizar a população quanto à importância de preservação desses ambientes de transição entre o rio e o mar, a Enseada Industria Naval S.A. (ENSEADA) elaborou uma ampla programação junto às escolas e associações de pesca e mariscagem da região, que contará com atividades de educação ambiental, destacando as suas principais características, as espécies mais encontradas, o papel que desempenha para o combate às mudanças climáticas e na preservação das espécies, fundamentais para as comunidades que tradicionalmente utilizam o manguezal para o seu sustento, os impactos mais comuns e suas consequências, alertando especialmente para o descarte irregular de lixo, o desmatamento irregular, aterramento para transformar em praias, a utilização da sua vegetação para fazer carvão, entre outros.

No rol de atividades previstas, será estabelecida uma agenda para a realização de coleta solidária em trechos de mangues da região, quando a equipe de educação ambiental da empresa, juntamente com voluntários, irá realizar ações de campo para o recolhimento de resíduos indevidamente descartados, que vão parar nesses ambientes, que serão pesados e posteriormente descartados adequadamente. 

Canal para dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios: (71) 3417-8055

_____________

Esta matéria atende às condicionantes referentes aos Programas de Educação Ambiental e de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, 14/02/2020, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

26/07/2022
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado