Top drive da primeira torre de perfuração chega para compor o convés do navio Ondina

Mais um equipamento que integra a torre de perfuração do primeiro navio-sonda em fabricação pela Enseada já está no estaleiro, em Maragojipe, no Recôncavo Baiano. Depois de viajar cerca de 40 dias, o top drive do Ondina chegou ao seu destino. Pesando 27 toneladas, ele veio da comuna de Sogne, na Noruega, no final de 2014, e vai cumprir um importante papel durante o processo de perfuração dos poços de petróleo na camada pré-sal.

O top drive vai atuar fixado à torre em seu sistema rotativo, auxiliando o giro da broca de perfuração. De acordo com o engenheiro de Petróleo, Jean Sales, responsável pelo Comissionamento dos equipamentos de perfuração, a rotação vai ser transmitida para a broca através do giro da própria coluna. “O top drive vai deslizar sobre trilhos fixados na torre, que permitirão a movimentação vertical da coluna de perfuração”, informou.

Segundo Danilo Falcão, técnico de Comissionamento (drilling), com a utilização do top drive fica mais fácil a retirada e descida da coluna com circulação de fluido de perfuração pelo seu interior. “Além do mais, vamos poder perfurar por seção (três tubos) e com menor número de conexões, o que é desejável em poços de alta inclinação ou horizontal”, comentou Falcão.

O top drive chegou ao estaleiro no último dia 13, depois de sair do país nórdico de navio e aportar em Salvador, seguindo por via terrestre até o empreendimento. O equipamento é do modelo HPS 03 e foi adquirido pela Enseada junto à empresa National Oilwell Varco (NOV). A previsão dos engenheiros é que o comissionamento desse aparelho seja realizado na segunda quinzena de agosto de 2015.

23/02/2015
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