Costume japonês é repetido no Estaleiro Inhaúma

No último dia 11 de março (terça-feira), um gesto de um senhor de 88 anos marcou a rotina de trabalho na Unidade Inhaúma da Enseada Indústria Naval. Nobuo Oguri, um dos grandes nomes do quadro da Organização, plantou uma muda de Ipê Rosa na unidade carioca do Estaleiro, repetindo assim um gesto tradicional muito utilizado no passado por pessoas especiais, como o então príncipe herdeiro Akihito, que anos mais tarde viria a se tornar imperador do Japão.

Oguri, engenheiro mecânico japonês, foi efetivado no antigo estaleiro Ishibrás (hoje Inhaúma) em fevereiro de 1960. Após trabalhar também como engenheiro naval, passou pelo setor de Engenharia de Projeto, quando participou da construção do cargueiro Volta Redonda, o primeiro de uma série para o Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará (SNAAPP), posteriormente incorporado ao Lloyd Brasileiro.

Na época, engenheiros recém-contratados eram enviados ao Japão como estagiários, e Nobuo foi um deles. Após vários anos dedicados à empresa, chegou ao cargo de vice-presidente executivo. Com tanta experiência acumulada e muita disposição, Nobuo Oguri continua em atividade cooperando com a Enseada, e é sempre requisitado quando o assunto é estratégia e construção naval.

17/03/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado