1ª Oil Spill Brazil tem a participação da Enseada

Realizada entre os dias 11 e 13 de novembro em São Paulo, a 1ª Oil Spill Brazil – Conference & Exhibition abordou temas relacionados ao planejamento, à preparação, prontidão, resposta, monitoramento e reabilitação de áreas e bens afetados por acidentes ambientais.

Em sua palestra “Os planos de emergência individual na visão da indústria”, Caroline Todt de Azevedo, gerente de Sustentabilidade da Enseada, disse que “a preocupação com a sustentabilidade é vista como fundamental para a perpetuidade da Enseada, mesmo sabendo que suas atividades são de baixo impacto ambiental. Nós somos construtores de navios e não temos grandes fontes geradoras de óleo. No entanto, temos um ambiente receptor extremamente sensível. Esse foi o maior estímulo para nos debruçarmos sobre uma obrigação legal: a elaboração de um Plano de Emergência Individual – PEI de uma maneira diferenciada.”

O resultado de todas as ações é claro: até hoje a Enseada não teve nenhuma multa, embargo ou termo de ajuste de conduta. “É uma mudança de paradigma: sair de uma postura remediadora e passar a ter uma postura preventiva, com investimento alto em equipamentos, em especialistas e na transferência de tecnologia de emergência para nossa brigada própria”.

A Gerente de Sustentabilidade diz que o impacto do PEI foi enorme sobre a gestão da Enseada, com a revisão de procedimentos e dos demais documentos associados, como o Plano de Gerenciamento de Riscos, o Plano de Atendimento a Emergências e o Plano de Crise.

Hoje a coordenação de emergência da Enseada está inserida no SMS do empreendimento e envolve todas as diretorias estratégicas, como Relações Institucionais, Comunicação, Logística, Compras e Jurídica, inclusive nos treinamentos.

Associado ao PEI, a Enseada possui um plano de monitoramento oceanográfico com doze programas de baixo da água e quatro fora da água. “Nós pretendemos dar a centelha de um novo olhar dentro da indústria naval, do que é possível fazer em termos de sustentabilidade”, finalizou.

17/11/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado