Estaleiro restaura embarcação do Núcleo das Marisqueiras da comunidade de Enseada do Paraguaçu

No último dia 08 de novembro, a Enseada Indústria Naval concluiu o processo de restauração do barco das marisqueiras da comunidade de Enseada do Paraguaçu, beneficiando cerca de 40 famílias que sobrevivem eminentemente da pesca artesanal. A embarcação recuperada foi entregue à Associação de Marisqueiras e Pescadores e volta a atender as necessidades da comunidade, facilitando o acesso às áreas mais distante de mariscagem.

A próxima etapa dessa ação corresponde ao processo de organização do Núcleo das Marisqueiras, responsável pelo funcionamento e manutenção do equipamento. Com isso a Enseada está elaborando ,em conjunto com a comunidade pesqueira, o Termo de Uso do equipamento, no qual estão sendo estabelecidas as diretrizes para o funcionamento e melhor utilização. Pretende-se, dessa forma, fortalecer o processo de organização comunitária, como também acompanhar o uso adequado desse bem coletivo. 

Segundo Anaildes Santos (Naná), vice-presidente da associação “A ajuda da Enseada foi muito importante para a comunidade, pois não conseguiríamos consertar o motor e fazer toda manutenção que ele precisava, a luta foi grande, mas para quem confia a vitória é certa. Hoje estamos em festa, agradecidos a toda equipe que acompanhou tudo e aos diretores, o nosso muito obrigada, em meu nome e de toda a diretoria da associação e Núcleo das Marisqueiras.”

“Nós moradores da comunidade de Enseada do Paraguaçu viemos agradecer à Enseada por mais um apoio. A canoa das marisqueiras estava quebrada e sem apoio para o conserto, o Estaleiro entrou em ação restaurando a cobertura, consertando o motor e toda parte elétrica que estava danificada e impossibilitada de uso”. Esta é a percepção de Alexandra Rosária, servidora pública e líder comunitária, que complementa, “essa embarcação será de grande utilidade e comodidade para todas as marisqueiras no manejo da pesca. Nós agradecemos as melhorias e vamos trabalhar para que as marisqueiras possam usar a embarcação de forma coletiva. Aproveito a oportunidade para renovar meus votos de respeito e consideração a esse grupo”. Revela Rosária.

Para Morgana Andrade, Analista de Responsabilidade Social da Enseada: a conclusão dessa ação é para nossa equipe um motivo de alegria. Após várias etapas desse processo e com o apoio da equipe industrial do estaleiro, foi possível promover melhores condições de trabalho a dezenas de marisqueiras e assim contribuir para ampliar a qualidade de vida dessas pessoas. Por se tratar da recuperação de um bem para uso coletivo, acreditamos que ações como essa contribuem efetivamente para fortalecer o processo de organização comunitária, principal estratégia para promoção do desenvolvimento sustentável local.

A comunidade de Enseada do Paraguaçu possui cerca de 800 moradores e torno de 220 famílias que têm na pesca artesanal sua principal vocação, além de ser a maior fonte de sobrevivência e geração de renda. Essa comunidade corresponde à principal área de abrangência do empreendimento que vem atendendo suas condicionantes socioambientais por meio da execução de seus programas. Essa ação está inserida no Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP através do eixo IV do Plano Diretivo de Pesca – PDP, documento construindo coletivamente junto às comunidades locais e aprovado pelo Conselho Gestor da RESEX – Reserva Extrativista Marinha Bahia do Iguape. Esse eixo do Plano prevê a realização de ações voltadas para infraestrutura de apoio à pesca por meio da aquisição de equipamentos que favoreçam a logística da atividade. Desse modo o Estaleiro vem contribuindo para que cidadãos atuem como agentes de transformação socioambiental, favorecendo a construção de uma sociedade mais desenvolvida e sustentável.

 

16/11/2017
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado