Limpeza da praia e manguezal de Conceição de Salinas conta com o apoio da Enseada

A parceria da Enseada em apoio ao movimento “Praia Limpa Praia Linda” rendeu mais uma ação de conscientização ambiental, desta vez na comunidade de Conceição de Salinas. No dia 22 de setembro cerca de 300 pessoas participaram 7ª edição da ação socioambiental que em seu processo de mobilização vem agregando cada vez mais interessados em apoiar o movimento e ampliar as suas ações de conscientização ambiental, formando novos agentes ambientais e agregando novos parceiros.

Como nas edições anteriores, a Enseada também realizou, em parceria com a ONG Humana Brasil, atividades de educação ambiental nas escolas locais com o intuito de formar agentes multiplicadores para o fortalecimento desse importante processo de mobilização socioambiental. Por conta da sensibilização realizada, a escola Modelo de Conceição programou a realização de uma gincana educativa com os alunos tendo como tema impactos do lixo no meio ambiente.

Iracene Bonfim representante do Grupo de Artesanato “Filhas de Conceição” e uma das pioneiras do projeto “Praia Limpa Praia Linda” na comunidade, relata:

“Realizamos essa limpeza da praia há sete anos. No início foi difícil reunir as pessoas e conseguir os parceiros, mas hoje temos muito mais parcerias e o evento já é reconhecido em outros municípios. Temos que cuidar de nosso mar, de onde tiramos nosso sustento. Pescador vive do mar, o mar dá o nosso sustento. O que precisamos cada vez mais é de respeito, diálogo e parcerias.”

O movimento vem crescendo cada vez mais e contribuindo para ampliar o processo de conscientização ambiental nas comunidades do entorno do empreendimento Enseada quanto à importância da preservação das praias e manguezais, os impactos negativos da poluição nesses ambientes e o reflexo para a fauna marinha, impactando diretamente as comunidades que vivem da pesca artesanal, além da importância de se realizar a destinação adequada do lixo.

Embora a quantidade de resíduos sólidos coletados em cada campanha ainda seja elevada, cerca de 2 toneladas, já é possível perceber uma mudança gradual de comportamento dos indivíduos, evidenciado a partir da diminuição de resíduos coletados nessas ações.

Esse projeto integra o Programa de Educação Ambiental para Comunidade – PEAC e atende às condicionantes socioambientais da Licença Ambiental da Enseada, definida pelo IBAMA.

03/12/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado