Integrantes da Enseada participam de atividade de sensibilização ambiental na Unidade Paraguaçu

O Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT promoveu, dia 20 de fevereiro, a palestra interativa sobre o tema “Conservação de Botos e Manguezais na Baía de Todos os Santos”, para os integrantes do Estaleiro Enseada. A atividade foi ministrada pelo biólogo Luciano Alardo, presidente da Ong V.I.V.A. – Viver, Informar e Valorizar o Ambiente, que relata:

“Como um dos objetivos da ONG V.I.V.A. é a sensibilização ambiental das pessoas perante o ambiente em que elas vivem, ficamos muito felizes ao sermos convidados para uma apresentação na sede do Estaleiro Enseada. A mesma foi bem produtiva, quando foi possível transmitir um pouco mais de informações sobre a população de botos que vivem na região da foz do Paraguaçu e relatar os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos em Salinas da Margarida. Também foi participativa, quando a plateia (muitos nativos e moradores) puderam compartilhar seus conhecimentos e experiências. Enxergamos nessas ações momentos de real aprendizado e troca de ideias, sendo muitas vezes o ponto de partida para as pequenas mudanças, chamadas também de microecologia comunitária, por meio da qual os participantes adquirem uma nova visão do ambiente que os cercam e sentem-se ainda mais comprometidos e aptos para adotar posturas de conservação ambiental. ”

O PEAT desenvolvido pela Enseada é um programa continuado e direcionado aos seus trabalhadores, cujo Módulo de Responsabilidade Social e Ambiental prevê a construção de parcerias com as organizações socioambientais locais, prefeituras, universidades e centros de pesquisas atuantes na região. Em atendimento a essa diretriz, a Enseada vem estabelecendo parcerias com instituições locais como a ONG V.I.V.A. com foco no desenvolvimento de projetos socioambientais voltados a conscientização dos seus integrantes e ao apoio às comunidades para a adequação de práticas tradicionais votadas à sustentabilidade, por meio de tecnologias sociais compatíveis com as características sociais, culturais e ambientais locais.

SAIBA MAIS SOBRE A V.I.V.A.

Fundada em 2005 a ONG tem como principal finalidade a conservação de botos na BTS e do meio ambiente em todos os seus aspectos, com o objetivo de promover ações de cunho ambiental, social, científico e literário.

O Projeto de Conservação dos Botos estuda e monitora o modo como vivem, o comportamento, ecologia e a interação social da espécie em prol da preservação na região. Já o projeto “V.I.V.A. o Mangue!” realizado em Salinas da Margarida, ressalta a importância desse ecossistema para o equilíbrio ambiental, as espécies típicas de mangues e os impactos negativos da poluição advindas sobretudo do excesso de resíduos plásticos e saneamento básico inadequado.

Além disso a ONG executa ações de sensibilização ambiental que incluem atividades teóricas nas escolas locais e práticas com aulas de campo, caminhadas e trilhas nas regiões de manguezais para conhecimento in loco do ecossistema e vivência acerca das atividades de mariscagem reconhecendo sua importância para culinária regional.

Os projetos da V.I.V.A. compreendem o ambiente de forma sistêmica integrando os aspectos ecológicos, sociais, culturais e econômicos em prol do desenvolvimento local e sustentável.

 

15/03/2019
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado