Fecom e Encontro de Cheganças agitaram Saubara no fim de semana

Marujada, empreendedorismo e festa de São Domingos de Gusmão. Essa foi a mistura cultural que movimentou o pacato município de Saubara no último final de semana. Além do II Encontro de Cheganças da Bahia e da festa do padroeiro, a pequena cidade de pouco mais de 12 mil habitantes também foi cenário para a realização da 2ª Feira do Empreendedor Comunitário (Fecom).

Realizada pela Enseada, em parceria com a prefeitura de Saubara, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Global Ship, a NutriGolden e a Gereré, a Fecom foi uma grande opção de negócios e entretenimento para moradores e pessoas de outras localidades que visitaram o município neste período.

Para o contramestre da Chegança Barca Nova de Saubara, Antônio Lázaro, a divulgação do artesanato local feito com palhas, rendas de bilro e timbó (tipo de cipó) é muito importante para estimular os artesãos. “Um evento como esse no município é uma oportunidade única para cada um mostrar o que sabe fazer de melhor. Eu sei mostrar para todos a nossa cultura, mas o meu vizinho pode saber fazer alguma arte”, argumentou.

Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada, disse ter ficado impressionada com a riqueza natural e cultural da comunidade. “É um povo participativo, que preserva suas raízes. Exemplos como esse aqui nos dá mais estímulo a continuar promovendo ações de apoio ao desenvolvimento econômico sustentável e de fortalecimento do empreendedorismo”, declarou Costa.

Moradora de Saubara, Stela Maris, de 58 anos, disse que somente há pouco tempo o artesanato local passou a ser mais conhecido. “Nós temos muitos trabalhos bonitos, são de muita qualidade. Nossos artistas precisam de incentivos como esse. Isso é maravilhoso para a cidade e para quem tem um talento a mostrar”, analisou.

O prefeito de Saubara, Joelson das Virgens, destacou a participação popular nos eventos da cidade como sendo um grande diferencial para o município. “Preservamos as nossas raízes e as nossas tradições. A feira aconteceu para nós num momento de festa e de muito orgulho. Ano que vem, com certeza, ela será ampliada e novos empreendedores participarão”, comentou o prefeito.

“Onde tiver a feira, nós estaremos presentes”, revelou Solange dos Santos, uma das 40 cooperadas da Flor do Mangue, cooperativa de Saubara que comercializa, entre outros acessórios, chaveiros de conchas do mar. “Trabalhamos com matérias-primas locais e mostramos a nossa riqueza, nossa criatividade e capacidade de transformar”, acrescentou.

05/08/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado