Estaleiro faz entrega oficial de livros a quilombolas de Maragojipe

A Enseada Indústria Naval entregou, na última sexta-feira (11), a representantes de quilombos de Maragojipe, a coleção de livros didáticos e paradidáticos voltados para a valorização e preservação dos costumes quilombolas. A cerimônia foi realizada na Fundação Vovó do Mangue (FVM) e contou com a participação de líderes dos 14 quilombos mapeados no município.

Composta por 12 livros, a coleção foi concebida em parceria com a empresa Brasil com Artes e lançada durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) de 2013. “Nós atuamos neste processo como uma ponte para reunir e organizar os elementos culturais, e esta devolutiva às comunidades quilombolas de Maragojipe reforça o nosso compromisso com a preservação dos saberes e fazeres desse povo”, argumentou a gerente de Sustentabilidade do Estaleiro, Caroline Azevedo.

O antropólogo e professor Vilson Caetano, que assina as publicações, falou do prazer das comunidades em recebê-los, da receptividade e do orgulho de serem retratadas do jeito que elas são. “A coleção é um instrumento brilhante para darmos visibilidade aos quilombolas. O fato de se verem representados nas obras tal qual como são faz renovar-lhes o orgulho e a autoestima”, avaliou.

Antes de ser impressa, a coleção teve que passar pelo crivo da Fundação Cultural Palmares, instituição federal voltada para a promoção e preservação da arte e da cultural afro-brasileira. Segundo Caroline, em breve, os alunos das escolas municipais localizadas próximas aos quilombos serão contemplados com a coleção completa.

“Os contos só se tornam eternos quando a gente conta para todos, e quando elas se transformam num livro, é a cultura que se materializa, e ganha força nossa capacidade de imaginação”. Com estas palavras, Eliete Calheiros, do quilombo do Guerém, definiu a iniciativa do Estaleiro que culminou na publicação da coleção. “Este é um momento de celebração para minha comunidade, e acredito que também para as demais aqui representadas”, frisou Calheiros.

14/04/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado