Estaleiro e comunidades celebram juntos dia de Iemanjá

Difícil não se render aos encantos de Iemanjá. Com os moradores do tradicional bairro da Comissão e Baixinha, em Maragojipe, não seria diferente. No dia 2 de fevereiro, eles saíram de casa para homenagear a Rainha do Mar. Com camisas, flores, balaios e faixas de saudação doadas pelo Estaleiro Enseada, participantes de várias comunidades deram início a um Cortejo que partiu do porto de Iemanjá em direção às embarcações (canoas e barcos), com destino à Pedra do Pinga, em alto mar, próximo à comunidade de Salamina Putumuju.

A travessia dos presentes para a Rainha aconteceu em um clima de harmonia e devoção com cânticos para saudar àquela que protege os pescadores de todos os mares. “Essa é uma linda festa. Sabemos o quanto essas manifestações culturais significam para as pessoas, portanto, apoiamos essa iniciativa para ajuda-las a promover mais sua cultura”, disse Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social do Estaleiro.

Além da localidade de Comissão e Baixinha, a comunidade de Conceição de Salinas também celebrou o dia 2 de fevereiro. Participaram da festa pescadores, mariscadeiras, moradores e visitantes. Dentre os momentos mais marcantes, destacam-se a reza dos pescadores, a entrega das oferendas e a saída das embarcações para o mar.

 

04/02/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado