Enseada realiza ciclo de palestras sobre saúde e segurança nas comunidades

No âmbito de suas atividades de rrsponsabilidade Social, a Enseada iniciou um novo ciclo de palestras temáticas sobre saúde e segurança para moradores das comunidades do entorno. A estreia da ação ocorreu dia 07 de junho com a palestra interativa sobre “Noções Básicas de Primeiros Socorros” e “Princípios Básicos de Prevenção e Combate ao Incêndio”, tendo como público alvo alunos da Escola Desembargador Oscar Dantas na comunidade de Enseada do Paraguaçu.

As atividades realizadas buscam preparar alunos, professores e a comunidade para atuarem de forma preventiva, se familiarizando com os procedimentos adequados a serem adotados em situações de risco.”O Ciclo de Palestras Temáticas pretende fomentar uma maior reflexão sobre os temas abordados”, explicou Pedro Barbosa, Técnico de Segurança e responsável pelo setor de QSMS da Enseada.

De forma lúdica e educativa, os alunos aprenderam sobre os temas por meio de apresentação de vídeos e slides e com demonstrações práticas sobre as principais técnicas de primeiros socorros, assim como as formas de prevenção no combate ao incêndio.

“Falamos sobre o fogo, o seu alcance e o quanto ele, de forma controlada, pode ser útil para as atividades humanas, mas o quanto, também, pode ser danoso se estiver fora de controle. Aproveitamos a época das comemorações da festa de São João e abordamos o uso de fogos de artifício e suas implicações quando utilizados de forma inadequada, podendo levar a queimaduras, perda de membros do corpo e, em casos mais extremos, até a morte”, alertou Pedro.

Durante o encontro, a equipe da Enseada, reforçou o perigo que as queimadas realizadas de forma descontrolada, uma prática muito comum na região, podem acarretar, levando a incêndios de grandes proporções, com perdas patrimoniais e humanas.

Em relação aos primeiros socorros, o Técnico de Enfermagem e responsável pelo setor de Saúde da Enseada, Eduardo Souza, apresentou alguns procedimentos que podem auxiliar em casos de emergência e que são determinantes para salvar vidas, como o uso do desfibrilador. “Ensinamos, também, como prestar os primeiros socorros diante de situações como torções, fraturas, hemorragias nasais e de membros afetados. Além disso, mostramos as formas corretas de tratamento e assepsia que devem ser utilizadas em casos de ferimentos e queimaduras pôr fogo, tão comuns nesse período do ano”, acrescentou Eduardo.

Com a realização do Ciclo de Palestras temáticas, a Enseada pretende fomentar uma maior reflexão sobre os temas abordados, além de contribuir para a construção de uma consciência coletiva para a adoção de práticas preventivas de combate a incêndio e noções de primeiros socorros, resultando na melhoria da qualidade de vida dos moradores locais. As ações integram o Programa de Saúde e Segurança da comunidade, que integra o Plano de Ação Socioambiental previsto entre as obrigações da licença ambiental da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

15/06/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado