Enseada estimula o empreendedorismo em pescadores e marisqueiras de Maragojipe

Mais duas localidades pesqueiras estão recebendo o apoio da Enseada para lidar com um assunto que está deixando de ser uma novidade entre marisqueiras e pescadores da região: o fortalecimento de atividades produtivas complementares à pesca. A ação é fundamentada no Plano Diretivo da Pesca (PDP) – Eixo 5, que tem como objetivo despertar nas comunidades alternativas que possibilitem a geração de renda.

O encontro que marcou o início desse diálogo foi realizado no final de agosto, na sede da Fundação Vovó do Mangue, em Maragojipe, onde aproximadamente 40 moradores das comunidades da Comissão e Baixinha participaram de uma discussão sobre a reutilização do óleo de fritura proveniente dos refeitórios da Unidade Paraguaçu do Estaleiro.

Para Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada, esse tipo de ação desperta nas populações tradicionais o desejo por explorar uma outra atividade profissional. “O nosso objetivo é sensibilizar as comunidades para novos projetos e práticas sustentáveis de empreendedorismo, que gerem renda complementar à atividade pesqueira”, disse.

Maurícia Vital, que integra a equipe da Enseada nessa ação, informou que a comunidade de Saubara já é beneficiada com o óleo doado pelo empreendimento. Disse também que o sabão em barra fabricado no município é de excelente qualidade. “O óleo de fritura é a matéria-prima desse produto. Lá, a atividade ajuda diversas famílias, que vendem o sabão ao comércio local e adjacências”, declarou.

Em breve, os moradores da Comissão e da Baixinha terão aulas práticas sobre a fabricação do sabão ecológico e serão capacitados pelo Programa Conexão para gerir o novo negócio, que tem tudo para dar certo também em Maragojipe.

04/09/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado