Mais um marco: Estaleiro inicia içamento da viga principal do guindaste Goliath

A viga principal do superguindaste Goliath, um dos principais equipamentos do Estaleiro, começou a ser içada na manhã desta terça-feira (17), em Maragojipe. A operação de içamento está sendo possível graças à atuação conjunta de seis strand jacks, macacos hidráulicos que foram posicionados, na semana passada, no topo das duas pernas (três em cada).

Por ser uma operação complexa, onde todos os detalhes precisam fluir em sincronia, a previsão é que a main girder (viga principal) avance, em média, quatro metros por hora e alcance os 135 metros de altura no próximo sábado (21). Segundo Jacques Raigorodsky, da equipe de Operações Especiais do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP), inicialmente, a estrutura foi içada a 1,5 metro para avaliação. “Todo esse cuidado é para verificarmos o alinhamento e a tensão dos cabos de aço (estais), que impedirão o vento de balançar a viga quando ela estiver subindo”, informou Jacques, que integra o quadro de engenheiros da Odebrecht há 35 anos.

Quando a viga principal estiver a cerca de 20 metros do chão, a equipe de Gilmar Batista, coordenador de Operações Especiais do CEP, irá acoplar o lower trolley (carro inferior). “Vamos posicionar o carro inferior, que tem um moitão e 360 toneladas, e descer com a viga até encaixarmos completamente. Daí em diante, iremos subir lentamente com mais de 2.700 toneladas de estrutura”, declarou Batista.

Após alcançar o topo das pernas, começam os procedimentos de alinhamento e colocação das placas (que farão a ligação mecânica entre os blocos), a fim de preparar o Goliath para o processo minucioso de soldagem. Em seguida, são liberados os macacos hidráulicos e o guindaste estará preparado para receber toda a parte elétrica.

O Goliath da Enseada é um pórtico que irá suportar até 1.800 toneladas de carga, e será capaz de erguer de uma só vez as torres de perfuração dos navios-sonda.

18/02/2015
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado