Kawasaki, EEP e governador da Bahia visitam estaleiro no Japão

Uma comitiva formada pelo governador Jaques Wagner e pelas empresas Kawasaki Heavy Industries Ltd. (KHI) e Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) embarcam para uma visita às instalações da KHI e ao seu estaleiro em Sakaide, onde presenciará o processo de transferência de tecnologia (TTA) e terá contato com os profissionais do EEP que estão sendo treinados no local. A comitiva parte do Brasil no dia 18 de janeiro. O Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado no município de Maragojipe (BA), começa a operar ainda este ano, o que impulsiona o crescimento da região.

“É uma honra apresentar o estaleiro de Sakaide para o governador Jaques Wagner. Queremos dar a ele a dimensão do que será o nosso empreendimento no Recôncavo Baiano, que está sendo construído com o que o que há de mais moderno neste setor. A KHI é referência mundial na indústria naval e nossa parceira tecnológica e sócia, fundamental na efetivação deste projeto.”, afirma Fernando Barbosa, presidente do EEP.

O investimento no processo de transferência tecnológica é de US$ 85 milhões, que está sendo realizado em quatro frentes: treinamento de pessoal; fornecimento do acervo técnico (procedimentos, manuais, instruções e toda a documentação necessária para operação do estaleiro); softwares de gestão e todas as melhorias desenvolvidas ao longo dos últimos 20 anos pela KHI nos softwares de Engenharia; e assistência técnica com a disponibilização de profissionais especializados que virão ao Brasil.

A parceria com a Kawasaki envolve a assistência técnica para implantação do estaleiro do EEP na Bahia, o desenvolvimento da Engenharia deste projeto e a construção do casco das sondas. Em contrapartida, a KHI irá absorver tecnologia na construção dos topsides das sondas.

Treinamento e geração de emprego

Ao longo do último ano, 40 profissionais passaram aproximadamente quatro meses no Japão, no estaleiro de Sakaide. Em janeiro de 2014, outros 24 profissionais passarão pela experiência, dos quais 20 profissionais são oriundos da Bahia, principalmente do Recôncavo Baiano, região onde está localizado o estaleiro do EEP. É uma preocupação da empresa contribuir para o desenvolvimento da região em que está localizada e deixar o conhecimento e a capacitação como legado. Em maio, outros 38 integrantes do EEP passarão por treinamentos no Sakaide.

Atualmente, durante a fase de construção, o empreendimento gera cerca de 5 mil oportunidades de trabalho diretas. As etapas de dragagem e terraplenagem foram concluídas e estão sendo implantadas oficinas de estrutura e outfiting. O Estaleiro começará a cortar chapas de aço ainda este ano, quando todo o processo de transferência tecnológica estiver concluído.

17/01/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado