Projeto social Maravida realiza evento com apoio da Enseada

A parceria da Enseada com a ONG Humana Brasil e a Prefeitura Municipal de Salinas, por meio da Secretaria de Assistência Social possibilitou avançar com o Projeto Maravida, que na oportunidade certificou os alunos que participaram do curso de culinária, em setembro de 2018.

Cerca de 60 mulheres de Cairu de Salinas reuniram-se para comemorar seis meses de existência do projeto Maravida, no Salinas Praia Hotel, cuja programação envolveu: palestra sobre “Diretos Sociais e Trabalho em Rede”; ações realizadas, resultados alcançados e avaliação dos pontos positivos e identificação de melhorias a serem adotadas; rodas de conversa com relatos sobre os efeitos positivos do projeto tanto para o grupo quanto para comunidade local.

O encontro buscou ainda estimular a ampliação da iniciativa para as comunidades circunvizinhas, como Conceição de Salinas e Enseada do Paraguaçu. Segundo Carla Medeiros, tesoureira da Associação de Pescadores e Pescadoras de Cairu de Salinas – APMVCS:

“O projeto MARAVIDA representou uma alegria e satisfação, sobretudo de poder fazer parte e contribuir para o fortalecimento e empoderamento dessas mulheres. A Associação se sente realizada em estar coordenando e colaborando para o crescimento desse projeto”.

O Maravida já atingiu cerca de cem mulheres, em sua maioria marisqueiras e pescadoras, que participam de aulas de atividade física, cursos de artesanato, oficinas de pesca sustentável e grupo de desenvolvimento humano, além de reuniões com foco na organização comunitária.

A Enseada prevê na próxima etapa realizar as oficinas para elaboração de projetos e captação de recursos, com o intuito de contribuir para a autonomia do grupo e ampliar a oportunidade de geração de renda nas comunidades.

Para Morgana Carregosa, analista de Responsabilidade Social da Enseada, esse grupo representa um case de sucesso devido ao nível de organização comunitária, à construção de uma rede de parceiros consolidada e à formação de multiplicadores locais. Desse modo, o projeto vem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Cairu de Salinas e inspirando outras comunidades pesqueiras da região.

Esta ação se encontra prevista no Plano Diretivo de Pesca, no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP e em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento.

 

06/11/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado