Moradores das comunidades locais recebem certificados do curso de Beneficiamento de Pescados

Foi com sentimento de realização que 15 moradores da comunidade Enseada do Paraguaçu e Salinas da Margarida, pescadores e marisqueiras, receberam no dia 27 de setembro o certificado de conclusão do curso de “Operador em Beneficiamento de Pescados” promovido pelo IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em parceria com a Enseada.

O evento ocorreu no polo do Instituto em Salinas e contou com a presença do coordenador e professores que fizeram uma apresentação das diversas etapas do curso, desenvolvido ao longo dos dois meses. Ao final, os alunos fizeram relatos dos resultados dessa qualificação em sua vida profissional e pessoal e prestaram uma emocionante homenagem à equipe do Instituto e do Estaleiro.

De acordo com Rosária Santos, liderança comunitária e aluna do curso:

“Os moradores da comunidade de Enseada agradecem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e, especialmente, ao Estaleiro Enseada Industria Naval pelo apoio e por nos proporcionar a oportunidade de conhecer e aprimorar técnicas utilizadas no manejo do pescado. Foi uma grande experiência. ”

A Enseada destaca que o processo formativo visa preparar o profissional para atuar no setor alimentício de beneficiamento dos recursos pesqueiros, pescado e mariscos coletados na região, orientando aos participantes para que adote as melhores práticas de produção do pescado para uma boa apresentação desses produtos no mercado, respeitando os requisitos de higiene e qualidade e, consequente, assegurando um maior valor agregado ao produto, refletindo no aumento de renda.

Com essa parceria, a Enseada pretende contribuir para o desenvolvimento de potencialidades dos moradores locais, tanto na qualificação de indivíduos para os processos de produção alimentícia, quanto na formação de cidadãos participativos e corresponsáveis pela transformação da sociedade. Atualmente, o mesmo curso vem sendo ministrado para a comunidade de São Roque do Paraguaçu, envolvendo cerca de 25 profissionais da pesca artesanal.

O curso conta com uma carga horária total de 60h e está divido em aulas teóricas que ocorreram no Centro de Referência Enseada e aulas práticas, que acontecem no laboratório do IFBA em Salinas da Margarida. O conteúdo programático integra conhecimentos sobre boas práticas de fabricação de alimentos, beneficiamento de pescados, aproveitamento de subprodutos do pescado, pesca sustentável, cooperativismo e empreendedorismo e relações interpessoais.

Esta ação se encontra prevista no Eixo 5 – apoio ao Empreendedorismo Local do Plano Diretivo de Pesca da Resex Marinha Baía do Iguape e Baixo Paraguaçu, no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Informações sobre o IFBA

O Núcleo Avançado de Salinas da Margarida, extensão do Campus de Salvador do IFBA está presente na região desde 2011. Suas instalações deverá contar com Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Aquicultura – LPDA, previsto para entrar em operação em novembro de 2018. O LPDA é o único na Bahia e o segundo do Nordeste, equipado com modernos equipamentos para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias na produção marinha, com foco em estudos das espécies nativas de peixes e também no apoio à carcinicultura.

Entre os objetivos imediatos do NASM estão: a oferta de Curso Técnico em Aquicultura, oferecendo à comunidade da Bahia de Todos os Santos uma fonte segura de renda e de preservação da qualidade ambiental; a oferta de cursos na área de Beneficiamento de Pescado para as comunidades de pescadores e marisqueiras da região; consolidar-se como centro de referência em aquicultura marinha e trabalhar em parceria com instituições públicas e privadas em pesquisa e desenvolvimento em aquicultura marinha.

14/11/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado