Enseada em parceria com IFBA qualifica pescadores e marisqueiras das comunidades do entorno

A primeira turma do curso de Operador de Beneficiamento de Pescado na comunidade de Enseada do Paraguaçu teve início no dia 01 de agosto em importante parceira estabelecida entre a Enseada Indústria Naval com o IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Núcleo Avançado de Salinas da Margarida.

Cerca de 20 pescadores e marisqueiras estão recebendo treinamento para atuarem no setor alimentício de processamento dos recursos pesqueiros, adquirindo assim condições para a inserção de boas práticas no processo de beneficiamento do pescado e mariscos coletados, incluindo as condições de higiene, manuseio adequado e apresentação de produtos, acrescentando mais qualidade e maior valor agregado para inserção no mercado.

Com uma carga horária total de 60h o curso está divido em aulas teóricas que ocorrem no Centro de Referência Enseada e aulas práticas, que acontecem no laboratório do IFBA em Salinas da Margarida. O conteúdo programático integra conhecimentos sobre boas práticas de fabricação de alimentos, beneficiamento de pescados, aproveitamento de subprodutos do pescado, pesca sustentável, cooperativismo e empreendedorismo e relações interpessoais

Para Prof.ª Cristiane Silvão e Drª em Ciências Marinhas Tropicais:

“A oferta de cursos de Beneficiamento de Pescados possibilita qualificar profissionais para atuarem no mundo do trabalho e desenvolverem, ao mesmo tempo, uma visão crítica e abrangente nos diversos aspectos, podendo contribuir para inserção desse trabalhador de forma mais profissional para o exercício da sua atividade, com a consciência de seu papel no sistema produtivo atual”.

A Enseada, por meio dessa parceria, busca não apenas favorecer a empregabilidade contribuindo para a inserção profissional no mercado de trabalho, como também fomentar o empreendedorismo local, de modo a ampliar as perspectivas de geração de renda para as famílias do entorno dessa região. A próxima turma do curso está prevista para iniciar dia três de outubro na comunidade de São Roque do Paraguaçu.

Esta ação se encontra prevista no Plano Diretivo de Pesca, no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento.

Informações sobre o IFBA

O Núcleo Avançado de Salinas da Margarida, extensão do Campus de Salvador do IFBA está presente na região desde 2011. Possui área própria de 60.000 metros quadrados onde está sendo implantado o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Aquicultura – LPDA, previsto para entrar em operação em novembro de 2018. O LPDA é o único na Bahia e o segundo do Nordeste, conta com modernos equipamentos para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias na produção marinha, com foco em estudos das espécies nativas de peixes e também no apoio à carcinicultura.

Entre os objetivos imediatos do NASM estão: a oferta de Curso Técnico em Aquicultura, oferecendo à comunidade da Bahia de Todos os Santos uma fonte segura de renda e de preservação da qualidade ambiental; a oferta de cursos na área de Beneficiamento de Pescado para as comunidades de pescadores e marisqueiras da região; consolidar-se como centro de referência em aquicultura marinha e trabalhar em parceria com instituições públicas e privadas em pesquisa e desenvolvimento em aquicultura marinha.

11/09/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado