Série de reportagens da Enseada destaca os profissionais da área da saúde

Na prevenção e em qualquer situação de emergência, eles estão sempre prontos para agir. A Série Profissões, desta quarta-feira (17), é dedicada não a um profissional apenas, mas a todos que atuam na área de saúde da Enseada. O blog Navegando Juntos abre espaço nesta semana para os profissionais que, sob a liderança do médico coordenador Fábio Leite, realizam um belo trabalho no Estaleiro.

A equipe de Saúde das unidades São Roque e Paraguaçu trabalha em regime de plantão e é formada por 17 profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outros (12 em São Roque, quatro na Paraguaçu e o coordenador). As unidades possuem ambulatórios com salas de fisioterapia, curativo, expurgo (ambiente destinado à desinfecção, esterilização e guarda de materiais), observação, consultórios, enfermarias, salas de parada (primeiro atendimento) e espaços para arquivo e guarda de medicamentos.

Além de conduzir a ambulância da Unidade São Roque, Wellington Xavier também é quem confere diariamente a Lista de Verificações (LV), contendo todos os itens que precisam ser vistoriados no veículo. “Verifico a parte mecânica e todos os equipamentos. Percorro toda a unidade para saber se existem bloqueios, onde eles estão situados e quais são os caminhos livres para passar caso tenhamos alguma emergência”, explicou Xavier.

O médico do trabalho, Damião Domingos, informou que o profissional tem que ter uma visão geral de como prevenir. “Temos que estar mais atentos, buscando identificar uma situação de risco no início ou antes que ela cause algum problema. Em nossa atividade, procuramos evitar os acontecimentos ou minimizar as consequências tanto para o integrante quanto para a empresa”, esclareceu.

Adriana Silva, natural da cidade de Nazaré, é técnica em enfermagem na Unidade São Roque. Ele disse que a pessoa que está interessada em seguir a profissão precisa ter certeza se tem vocação. “É preciso fazer cursos, especializações, ter o domínio sobre o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que é o resgate, o primeiro socorro. É uma área muito dinâmica”, revelou.

17/12/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado