Encontro do projeto Plantando o Futuro reúne comunidade para falar sobre conscientização ambiental

Nos dias 23 e 24 de maio aconteceu mais um encontro do projeto Plantando o Futuro, que faz parte do Programa Verde Novo da Enseada Indústria Naval, com foco na conscientização ambiental nas escolas.

O projeto consiste em uma gincana, com duração de seis meses e a participação de 73 estudantes das escolas públicas da região. Os alunos participaram de palestras, já coletaram sementes em campo, construíram viveiros florestais em suas escolas, e estão produzindo mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, um dos domínios de vegetação tropical mais biodiversos do planeta.

No último encontro, cada turma ficou responsável por montar uma apresentação para a comunidade com o objetivo de apresentar o projeto e falar sobre a importância da vegetação e das matas ciliares, ampliando e difundindo o processo de conscientização. “Durante as apresentações os alunos mostraram o quanto se dedicaram. São crianças com pouco acesso a tecnologias e a recursos diversos, no entanto, isto não tirou o brilho e a empolgação de cada um durante as atividades”, comentou Karla Barreto, bióloga da Enseada e responsável pela implementação do projeto.

Para Karla, a Educação Ambiental é um processo permanente, por meio do qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência da sua importância para uma melhor qualidade de vida, adquirindo conceitos e informações para uma atuação mais sustentável. “Por isso a importância de se investir em educação voltada ao público infantil, como forma de formar cidadãos ambientalmente mais conscientes”, acrescentou.

Juntos somos mais fortes!

Através do projeto, os alunos conseguiram envolver a comunidade, dialogando sobre a importância de se preservar as matas ciliares e nascentes, em prol do bem-estar coletivo.

Tamires Reis, coordenadora educacional da Escola Deputado Cleraldo Andrade, localizado na comunidade da Serraria, falou sobre a importância do projeto. “Sou muito grata pela oportunidade de mais uma vez estar envolvida em uma ação da Enseada Indústria Naval. O engajamento dos alunos motivou a reflexão de todos da comunidade escolar. É preciso se conscientizar a respeito da importância do reflorestamento e da preservação do nosso meio ambiente”.

Sobre o projeto Plantando o Futuro:

O projeto Plantando o Futuro foi iniciado em março de 2018, em parceria com a Secretaria de Educação de Maragojipe, e participação de quatro escolas da Zona Rural.

O projeto visa fortalecer e consolidar o aprendizado referente à importância da conservação das matas ciliares e nascentes para o meio ambiente, e integra o Programa de Educação Ambiental Verde Novo, como parte do compromisso da Enseada Indústria Naval no cumprimento das condicionantes ambientais de suas Licenças de Implantação Nº 737/2010 e de Operação Nº 1264/2014, expedidas pelo IBAMA.

29/05/2018
1 Comentário
1 Comentário
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Cristina Mascarenhas - Gerente Sustentabilidade Enseada Industria Naval S.A.

A iniciativa da Enseada com o Projeto "Plantando o Futuro" busca fortalecer as ações de Responsabilidade Socioambiental da empresa para com as comunidades do entorno do seu empreendimento. Investir em educação para o público jovem é a melhor maneira de formar cidadãos ambientalmente conscientes e contribuir para uma mudança de comportamento rumo a sustentabilidade, buscando com isso assegurar melhores condições ambientais aos moradores dessas comunidades que refletem na qualidade de vida.