Com cinema lotado e dezenas de crianças, Enseada encerra participação na Fliquinha 2014

“Mas, mãe… Eu tenho medo de lobisomem”, disse Rodrigo dos Santos. Quando a história do “Homem que Virava Bicho e o Bicho que Virava Homem” começou a ser contada pela Boneca Zamília, um sorriso, ainda tímido, começou a nascer no rosto de Rodrigo. A manhã de sábado (2) reuniu no Cine Theatro Cachoeirano, além dele, cerca de 150 crianças para o lançamento de mais um conto quilombola de Cachoeira produzido pela Enseada, em parceria com a empresa Brasil com Artes, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica).

A história do lobisomem prendeu a atenção do público e, contada por Zamília, divertiu até o Rodrigo. “Essa boneca é muito legal e engraçada. Agora acho que não tenho mais medo, porque ela me ajudou a ver que isso é imaginação e história de mentirinha. Estou me divertindo muito aqui e adorei as brincadeiras”, contou o menino, desta vez mais corajoso.

Jamile Menezes, a atriz que dá vida à Zamília, já trabalha com crianças há mais de um ano e vê na iniciativa da Enseada uma grande oportunidade de divulgar as histórias da região dos quilombos. “Temos coisas riquíssimas para serem contadas e as crianças precisam conhecer as histórias além da Disney. O trabalho do Estaleiro de promover essa cultura é muito interessante por várias razões, mas a principal delas é não deixa-la apenas na oralidade. Transformar tudo isso em livro é uma forma de valorizar essa tradição”, afirmou a arte-educadora.

 

Trabalho nos quilombos

Os contos quilombolas lançados durante a Flica são fruto de um extenso trabalho de pesquisa realizado pelo antropólogo Vilson Caetano, contratado pela Enseada. Além do livro de sábado, nesta edição foram lançadas também as publicações “A Mãe do Timbó” e “A Dona das Águas”. De acordo com Marcelo Gentil, gerente de Comunicação Externa da Enseada, a Flica é uma grande oportunidade para o empreendimento se aproximar do seu público estratégico. “Temos total interesse em dialogar com o Recôncavo e disseminar sua cultura. Chegamos na região e, para nós, é extremamente importante promover e valorizar a cultura local”, revelou o gerente.

02/11/2014
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