Alunos municipais que participam do projeto “Plantando o Futuro” concluem plantios na Zona Rural de Maragojipe

A Enseada, em parceria com a Secretaria de Educação de Maragojipe, realizou nos dias 23 e 24 de julho o plantio de 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas margens de rios e em nascentes de sub-bacias do rio Paraguaçu. A ação de natureza educativa contou com a participação de 56 crianças das escolas públicas da região e constitui mais uma etapa do projeto de Plantando o Futuro, que integra o Programa Verde Novo.

O Programa visa recuperar nascentes e matas ciliares na Zona Rural de Maragojipe, contando com a participação das comunidades, destacando a sua importância para a manutenção dos corpos d’água. “O trabalho com as escolas busca conscientizar a população quanto a necessidade de se preservar esses mananciais. De nada adianta realizar o plantio e não contar com a participação de todos para preservar o que foi plantado”, explicou a coordenadora do Programa, Karla Barreto.

O projeto Plantando o Futuro teve início em março deste ano e tem o encerramento previsto para o mês de setembro, quando ocorrerá a premiação da turma campeã.  No encontro realizado em julho, cada escola foi responsável por identificar uma área de margem de rio ou nascente para realizar não apenas o plantio, como também convencer o proprietário, utilizando-se do processo de conscientização ambiental, para a liberação da área.

“O convencimento dos proprietários não foi uma tarefa fácil. Os alunos e professores utilizaram, no seu processo de argumentação, todo o aprendizado técnico quanto à importância da revegetação dessas áreas para o meio ambiente repassados durante as palestras de conscientização ambiental e discussões realizadas ao longo do projeto.  A intenção por trás da ação foi ampliar o público alvo atendido pelo projeto, ao se disseminar conceitos ambientais que não só possibilitaram as permissões dos proprietários para a realização das ações de plantio, como também os conscientizou quanto à importância do trabalho que estava sendo feito”, acrescentou Karla.

Ao todo, foram realizados dez encontros entre a equipe de Sustentabilidade da Enseada e as escolas da região, quando se buscou construir uma visão integrada sobre meio ambiente, a importância de se preservar as matas ciliares e nascentes, especialmente para assegurar água em quantidade e qualidade àquelas comunidades, destacando o papel que cada indivíduo deve desempenhar para um ambiente sustentável.

Colhendo resultados

Foram plantadas cerca de 400 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, produzidas pelos próprios alunos, sob orientação da equipe de Sustentabilidade da Enseada. Segundo o Coordenador Pedagógico do Núcleo 12 da Secretaria de Educação de Maragojipe, César Fernandes, o resultado foi muito positivo. “O plantio das mudas foi de grande importância para nossos alunos, pois o envolvimento deles, participando, efetivamente da prática, contribui para a preservação das nascentes e faz com que valorizem, ainda mais, tudo o que já foi feito durante o projeto”.

O projeto Plantando o Futuro integra o Programa de Educação Ambiental Verde Novo, que tem como objetivo recuperar cerca de 70 hectares de matas ciliares e nascentes, e faz parte do compromisso da Enseada Indústria Naval relativo ao cumprimento das condicionantes ambientais de suas Licenças de Implantação Nº 737/2010 e de Operação Nº 1264/2014, expedidas pelo IBAMA.

Escolas municipais participantes: Deputado Cleraldo Andrade, Edith Ribeiro e Getúlio Vargas.

 

10/08/2018
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado