Última lamela da porta batel é concretada na Unidade Paraguaçu da Enseada

Uma porta bem vedada, impermeável à passagem de líquido, mas que permite a entrada de água no dique seco para que o navio-sonda, já em fase de conclusão, possa flutuar e receber os módulos do topside. Assim é a porta batel, que teve a sua 39ª e última lamela, a LC 32, concretada nesta quarta-feira (19), na Enseada Indústria Naval.

Medindo cerca de 25 metros, as lamelas são feitas de concreto e ferragem na parte de baixo (nove metros) e argamassa simples nos metros acima (para facilitar sua retirada no futuro), formando uma muralha de contenção. “O término dessa etapa possibilitará o início de outra, ou seja, se as lamelas não ficassem prontas agora, não poderíamos avançar mais com a porta batel”, comentou Hermano Viana, coordenador de Projetos da Enseada.

De acordo com Luciano Camargo, gerente de Produção Mar do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP), a conclusão dos trabalhos significa que as obras estão avançando dentro do planejado. “Este é um marco para essa nova fase de atividades no dique seco. Agora vamos dar início às escavações da casa de bombas e bases da porta batel”, informou Camargo.

O responsável por produção do CEP, Rodrigo Lemos, informou que os equipamentos usados na operação, que durou aproximadamente 70 dias, pertencem às empresas Costa Fortuna e Brasfond. “Juntas, elas foram responsáveis pelas execuções das paredes de diafragma do estaleiro”, declarou.

Uma das máquinas utilizadas no processo de perfuração, a hidrofresa, é um guindaste adaptado com uma perfuratriz hidráulica. “Ela abre caminho no solo ou na rocha (arenito). Existem poucas desse tipo no Brasil”, completou Lemos.

O dique seco estará completamente concluído no final de 2015 e terá 261 metros de comprimento, 85 de largura e 16 metros de profundidade.

21/11/2014
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