Perna móvel do Goliath é verticalizada na Enseada Indústria Naval

O Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) concluiu, neste domingo (21), a verticalização da perna móvel (hinged leg) do guindaste Goliath. A movimentação da A-Frame, como também é chamada essa estrutura de cerca de 800 toneladas, foi dividida em várias etapas. O início de toda a operação aconteceu em 20 de novembro, quando a perna foi içada para cima das torres de sustentação.

Desde então, diversas ações foram realizadas para assegurar o êxito nos trabalhos. “Foi uma operação delicada, porque tivemos uma interferência muito grande do Shop 6. O espaço físico para trabalharmos foi limitado e parte da perna estava por cima do galpão. Por isso, há vários dias a área já estava isolada. Tudo para garantir que ninguém corresse risco desnecessário. Começamos a levantá-la na tarde de sexta-feira (19), e foi uma operação muito segura”, declarou o gerente de eletromecânica do CEP, Winston Bold.

O coordenador de Planejamento da Enseada, Douglas Guimarães, falou sobre o balance frame, estrutura tubular branca soldada ao topo da perna, que será utilizada na montagem da viga principal (main girder). “Este acessório vai atuar junto com o macaco hidráulico E4 (strand jack) na tração dos cabos de içamento da viga”, disse.

De acordo com Gilmar Batista, coordenador de Operações Especiais do CEP, depois de apoiada nas torres, a perna foi içada em mais dois momentos. “Primeiro, levantamos a 15° para colocá-la nos pinos. A partir daí, o strut foi montado e a perna içada a 25°, ângulo no qual toda a carga foi transferida para o mastro. Utilizamos três guindastes durante essa movimentação, e outros dois como apoio”, comentou.

“É emocionante perceber que o nosso dever está sendo cumprido. Acompanhamos a chegada dos navios com as peças. Hoje elas estão unidas e em pé. Conseguimos colocar os quatro pinos da perna em 40 minutos, um recorde para nós. É uma obra dentro da obra. A gente só vai ficar satisfeito mesmo quando ele estiver todo montado e em plena operação”, enfatizou Batista.

23/12/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado